Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/178427
Título: A História da Cultura e das Artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania
Autor: Baptista, Virgínia
Alves, Paulo Marques
Palavras-chave: Educação
Arte
Mulheres
Inclusão
Cidadania
Data: 5-Dez-2024
Resumo: Este artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar. Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu. A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes.
Descrição: UIDB/04004/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/178427
DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393
ISSN: 0874-9620
Aparece nas colecções:FCSH: IAP - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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