Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/178427
Título: | A História da Cultura e das Artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania |
Autor: | Baptista, Virgínia Alves, Paulo Marques |
Palavras-chave: | Educação Arte Mulheres Inclusão Cidadania |
Data: | 5-Dez-2024 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar. Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu. A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes. |
Descrição: | UIDB/04004/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/178427 |
DOI: | https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393 |
ISSN: | 0874-9620 |
Aparece nas colecções: | FCSH: IAP - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.