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dc.contributor.authorConstâncio, Natália Marília Massa-
dc.date.accessioned2025-01-02T21:24:49Z-
dc.date.available2025-01-02T21:24:49Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.otherPURE: 105279887-
dc.identifier.otherPURE UUID: 1264eb16-cc78-42bf-aa05-85c7b7a0428a-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/176949-
dc.descriptionUIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020-
dc.description.abstractO presente artigo procura evidenciar o elo inter-artes que domina a obra Uma Florença Para Caravaggio, da escritora brasileira Diomira Maria. O discurso do narrador reenvia-nos para Florença, a cidade onde vive a família Médicis, um espaço requintado e culturalmente florescente, onde dialogam, nas mais altas esferas culturais, os artistas da renascença italiana. Num périplo que se faz caminhando ora apressadamente, ora com lentidão, o leitor vai descobrindo a paisagem humana e a paisagem natural sob a égide da visão, mas, também, dos outros sentidos. O percurso realizado na obra pode servir como base para um passeio turístico na contemporaneidade. Numa revisitação literária, é possível realizar um trajeto que evidencia os espaços focalizados na obra, que podem traduzir uma “literatura de turismo”, passível de ser visitada: a ponte di Vecchio; a catedral de Florença; o baptistério; as ruas; os palácios com maior destaque na cidade; os conventos; as igrejas; as galerias onde a arte se refugia. A trama que envolve a ligação amorosa vivenciada entre Maria de Médicis – futura rainha de França – e o pintor milanês Miguel Caravaggio serve de pretexto para se aflorar diversas temáticas. E assim brotam, ante os olhos do leitor, as artes, quer pela abordagem que delas se realiza nos diálogos das personagens, quer pelo resultado efetivamente concretizado pelos artistas, de onde sobressaem a pintura, a arquitetura e a escultura, passando pelo teatro. Entre elas, a problemática da arte no feminino ou a importância da educação feminina, e faz embrenhar o leitor numa arte duplamente arquitetada: a da narração e a da pintura.en
dc.format.extent11-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00657%2F2020/PT-
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dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCaravaggio-
dc.subjectMédici-
dc.subjectFlorença-
dc.subjectPaisagem-
dc.subjectArtes-
dc.titleUt pictura, poesis-
dc.typereview-
degois.publication.firstPage29-
degois.publication.lastPage40-
degois.publication.titleLIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR),-
degois.publication.volume3-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitlediálogo(s) inter-artes no romance Uma Florença para Caravaggio, de Diomira Maria-
dc.contributor.institutionInstituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: IELT - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

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