Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/176949Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Constâncio, Natália Marília Massa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-02T21:24:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-02T21:24:49Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 105279887 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 1264eb16-cc78-42bf-aa05-85c7b7a0428a | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/176949 | - |
| dc.description | UIDB/00657/2020 UIDP/00657/2020 | - |
| dc.description.abstract | O presente artigo procura evidenciar o elo inter-artes que domina a obra Uma Florença Para Caravaggio, da escritora brasileira Diomira Maria. O discurso do narrador reenvia-nos para Florença, a cidade onde vive a família Médicis, um espaço requintado e culturalmente florescente, onde dialogam, nas mais altas esferas culturais, os artistas da renascença italiana. Num périplo que se faz caminhando ora apressadamente, ora com lentidão, o leitor vai descobrindo a paisagem humana e a paisagem natural sob a égide da visão, mas, também, dos outros sentidos. O percurso realizado na obra pode servir como base para um passeio turístico na contemporaneidade. Numa revisitação literária, é possível realizar um trajeto que evidencia os espaços focalizados na obra, que podem traduzir uma “literatura de turismo”, passível de ser visitada: a ponte di Vecchio; a catedral de Florença; o baptistério; as ruas; os palácios com maior destaque na cidade; os conventos; as igrejas; as galerias onde a arte se refugia. A trama que envolve a ligação amorosa vivenciada entre Maria de Médicis – futura rainha de França – e o pintor milanês Miguel Caravaggio serve de pretexto para se aflorar diversas temáticas. E assim brotam, ante os olhos do leitor, as artes, quer pela abordagem que delas se realiza nos diálogos das personagens, quer pelo resultado efetivamente concretizado pelos artistas, de onde sobressaem a pintura, a arquitetura e a escultura, passando pelo teatro. Entre elas, a problemática da arte no feminino ou a importância da educação feminina, e faz embrenhar o leitor numa arte duplamente arquitetada: a da narração e a da pintura. | en |
| dc.format.extent | 11 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00657%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00657%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Caravaggio | - |
| dc.subject | Médici | - |
| dc.subject | Florença | - |
| dc.subject | Paisagem | - |
| dc.subject | Artes | - |
| dc.title | Ut pictura, poesis | - |
| dc.type | review | - |
| degois.publication.firstPage | 29 | - |
| degois.publication.lastPage | 40 | - |
| degois.publication.title | LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR), | - |
| degois.publication.volume | 3 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | diálogo(s) inter-artes no romance Uma Florença para Caravaggio, de Diomira Maria | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IELT - Artigos em revista internacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 250-Texto_Artigo-1971-1-10-20241023.pdf | 172,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











