Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/176584
Title: Galerie Pedre Daupias. Uma coleção de pintura em Lisboa
Author: Gonçalves, Ramiro Assis Gonçalves
Advisor: Silva, Raquel Henriques da
Xavier, Hugo
Keywords: Galeria
Pintura
Lisboa
Conde Daupias
Colecionismo privado
Portugal
Galerie Pedre Daupias
Private collecting
Defense Date: 25-Nov-2024
Abstract: Pedro Eugénio Daupias (1818-1900), 1.º visconde e 1.º conde de Daupias, foi um dos mais importantes colecionadores em Portugal no último quartel do século XIX. Das várias coleções que reuniu, a de pintura, pela excelência de algumas peças, é a que ganha maior destaque para a História da Arte, estando alinhada com o gosto parisiense finissecular, embora as suas tendências ecléticas o tivessem levado a reunir todo o tipo de objetos artísticos: escultura, cerâmica, têxteis, mobiliário, ourivesaria, entre outros. A dispersão da coleção começou em 1892, quando uma seleção das melhores pinturas foi à praça em Paris. Em 1894, realizou-se um leilão dedicado às artes decorativas, novamente na capital francesa. E, dez anos após a morte do colecionador, em 1910, foi vendido num leilão em Lisboa o remanescente da coleção. O catálogo que o conde fez publicar em 1882, dedicado à pintura e escultura modernas da sua coleção, é um instrumento essencial para o seu conhecimento, tendo sido uma das bases mais importantes do presente trabalho.
The French-Portuguese Pedro Eugénio Daupias (1818-1900), 1st Viscount and 1st Count Daupias, was one of the most important collectors in Portugal in the last quarter of the 19th century. Of the collections he gathered, the one on painting, for the excellent quality of some of its pieces, is the one that gets the attention from art historians, being aligned with the Parisian taste, even if his eclectic taste led him to collect all kinds of artistic objects: sculpture, ceramics, textiles, furniture, silverware and miscellaneous. In 1882, the Count published a catalogue dedicated to modern painting and sculpture. The dispersion of his collection began in 1892, when a selection of the best paintings was auctioned in Paris. In 1894, there was another auction dedicated to the decorative arts, again at the French capital. And ten years after the collector's death, in 1910, the remains of his collection were sold at yet another auction in Lisbon.
URI: http://hdl.handle.net/10362/176584
Designation: Doutoramento em História da Arte, especialidade em Museologia e Património Artístico
Appears in Collections:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.