Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/176177| Título: | CIDADE SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE SOBRE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO AO TRANSPORTE PÚBLICO (TOD). CASO DA GARE DO ORIENTE, LISBOA |
| Autor: | Dias, Caillen Ricardo Francisco |
| Orientador: | Sousa, João |
| Palavras-chave: | TOD urbanismo sustentável interfaces de transportes acessibilidade |
| Data de Defesa: | Jun-2023 |
| Resumo: | Este trabalho debruça-se sobre o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público (TOD) em conju-
gação com o modelo ABC (articulação entre as atividades e tipo de acessibilidade de um local). O
objetivo geral é analisar se a Gare do Oriente (como nó de transporte e zona urbana envolvente) se
enquadra nestes modelos interpretativos. A cidade de Lisboa é dominada pelo uso do automóvel par-
ticular, que em 2017 representava cerca de 46% das deslocações comparativamente aos 22% de des-
locações em transportes públicos, sendo que o trânsito automóvel é o principal emissor de partículas
finas e de dióxido de azoto na cidade de Lisboa. A presente investigação é de natureza qualitativa.
Metodologicamente procedeu-se à uma pesquisa bibliográfica e posteriormente a trabalho de campo,
entrevistas informais e à utilização da ferramenta Google Earth. Em linhas gerais, a interface enquanto
nó apresenta uma boa qualidade no que diz respeito aos critérios e fatores avaliados. Enquanto área
urbana envolvente, existem algumas inconformidades entre o lado nascente (este) e o poente (oeste),
verificando-se discrepâncias em termos de crescimento e desenvolvimento, modo de vida, densidade
e diversidade dos usos do solo, tais como o comércio, os espaços, equipamentos e serviços públicos,
mobilidade pedonal e ciclável. A área de investigação (raio de 500 metros) apresenta no geral baixa
densidade, tanto populacional (41,3 hab./ha), quanto de habitacional (23,1 hab./fogo) e de empregabi-
lidade (18,7 postos/ha). Densificar e diversificar a área urbana envolvente sob o ponto de vista popu-
lacional, habitacional, de emprego, comércio, equipamentos e serviços (uso misto do solo) e a respe-
tiva oferta dos modos de transportes (acessibilidade) seria o caminho sustentável para eliminar as
assimetrias e proporcionar melhor qualidade de vida. In this work we focus on Transport Oriented Development (TOD) in conjunction with the ABC model (connection between activities and the level of accessibility of a location). The general goal is to analyze whether Gare do Oriente (as a transport hub and surrounding urban area) fits these interpretative mo- dels. The city of Lisbon is dominated by the use of private cars, which in 2017 represented around 46% of journeys, compared to 22% for public transportation, being that car traffic is the main emitter of fine particles and nitrogen dioxide in the city of Lisbon. This investigation is of a qualitative nature. Metho- dologically we started out with a bibliographic search, followed by field work, informal interviews and the use of the Google Earth. In general terms, the interface as a node presents a good quality with regard to the criteria and factors evaluated. With regard to the surrounding urban area, there are some inconsistencies between the east (east) and west (west) sides. Some discrepancies in terms of growth and deve-lopment, way of life, density and diversity of land uses. Such as commerce, public spaces, equipments, services, pedestrian and cycle mobility. The investigation area (radius of 500 meters around the interface) generally presents low densities, both population (41.3 inhab./ha), housing (23.1 inhab./fire) and employment (18. 7 posts/ha). Therefore, densifying and diversifying the surrounding urban area from the point of view of population, housing, employment, commerce, equipment and ser- vices (mixed land use) and the respective supply of transport modes (accessibility) would be the sus- tainable way to eliminate asymmetries and provide a better quality of life. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/176177 |
| Designação: | MESTRADO EM URBANISMO SUSTENTÁVEL E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dias_2023.pdf | 5,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











