Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/174851
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBernardo, Luís Manuel de Aires Ventura-
dc.contributor.authorViana, Edson da Fonseca-
dc.date.accessioned2024-11-08T15:28:39Z-
dc.date.available2025-01-26T01:31:28Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/174851-
dc.description.abstractO relatório que aqui é trazido à luz, foi elaborado tendo em atenção duas partes, a saber, uma primeira parte marcadamente descritiva, aonde iremos expor, tanto quanto possível, a experiência da Prática de Ensino Supervisionado na escola Secundária da Ramada. Num segundo momento, tentaremos fazer uma reflexão crítica sobre como a Filosofia tem em última análise a pretensão de despoletar no neófito um ponto de vista crítico- reflexivo, ou seja, um olhar autónomo que analisa e interpreta o mundo. E através dessa reflexão, este tem a possibilidade de transformar-se gradualmente num indivíduo livre. Par tal empreendimento, socorrer-nos-emos do pensamento de Fernando Savater, pois este teórico construiu um espólio que trata dos novos desafios que a educação enfrenta num sistema democrático.pt_PT
dc.description.abstractLe rapport qui est présenté ici a été élaboré en tenant compte de deux parties, à savoir, une première partie largement descriptive, où nous allons exposer autant que possible l'expérience de la pratique d'Enseignement Supervisé au lycée de Ramada. Dans un second temps, nous essaierons d'entamer une réflexion critique sur la manière dont la Philosophie a en fin de compte l'intention de susciter chez le néophyte un point de vue critique-réflexif, c'est-à-dire un regard autonome qui analyse et interprète le monde. Et à travers cette réflexion, il a la possibilité de se transformer progressivement en un individu libre. Pour cette entreprise, nous nous appuierons sur la pensée de Fernando Savater, car ce théoricien a élaboré un ensemble d'idées qui abordent les nouveaux défis auxquels l'éducation est confrontée dans un système démocratique.pt_PT
dc.description.abstractThe report presented here has been prepared with two parts in mind, namely a first part which is markedly descriptive, in which we shall describe, as far as possible, the experience of Supervised Teaching Pratice at Ramada Secondary School. In a second moment, we’ll try to make a critical reflection on how Philosophy ultimately intends to tirgger in the neophyte a critical-reflective point of view, that is, an autonomous gaze that analyses and interprets the world.And trough that reflection, he has the possibility of gradually becoming a free individual.For such an undertaking, we’ll rely on the thought of Fernando Savater, because this theorist has build a collection that deals with the new challenges that education faces in a democratic system.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSistema democráticopt_PT
dc.subjectEnsino de filosofiapt_PT
dc.subjectLiberdadept_PT
dc.titleO estudo da Filosofia como guia libertador para a reflexãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid203526732pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Edson_Fonseca_Viana.pdf8,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.