Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/174851
Title: O estudo da Filosofia como guia libertador para a reflexão
Author: Viana, Edson da Fonseca
Advisor: Bernardo, Luís Manuel de Aires Ventura
Keywords: Sistema democrático
Ensino de filosofia
Liberdade
Defense Date: 25-Jan-2024
Abstract: O relatório que aqui é trazido à luz, foi elaborado tendo em atenção duas partes, a saber, uma primeira parte marcadamente descritiva, aonde iremos expor, tanto quanto possível, a experiência da Prática de Ensino Supervisionado na escola Secundária da Ramada. Num segundo momento, tentaremos fazer uma reflexão crítica sobre como a Filosofia tem em última análise a pretensão de despoletar no neófito um ponto de vista crítico- reflexivo, ou seja, um olhar autónomo que analisa e interpreta o mundo. E através dessa reflexão, este tem a possibilidade de transformar-se gradualmente num indivíduo livre. Par tal empreendimento, socorrer-nos-emos do pensamento de Fernando Savater, pois este teórico construiu um espólio que trata dos novos desafios que a educação enfrenta num sistema democrático.
Le rapport qui est présenté ici a été élaboré en tenant compte de deux parties, à savoir, une première partie largement descriptive, où nous allons exposer autant que possible l'expérience de la pratique d'Enseignement Supervisé au lycée de Ramada. Dans un second temps, nous essaierons d'entamer une réflexion critique sur la manière dont la Philosophie a en fin de compte l'intention de susciter chez le néophyte un point de vue critique-réflexif, c'est-à-dire un regard autonome qui analyse et interprète le monde. Et à travers cette réflexion, il a la possibilité de se transformer progressivement en un individu libre. Pour cette entreprise, nous nous appuierons sur la pensée de Fernando Savater, car ce théoricien a élaboré un ensemble d'idées qui abordent les nouveaux défis auxquels l'éducation est confrontée dans un système démocratique.
The report presented here has been prepared with two parts in mind, namely a first part which is markedly descriptive, in which we shall describe, as far as possible, the experience of Supervised Teaching Pratice at Ramada Secondary School. In a second moment, we’ll try to make a critical reflection on how Philosophy ultimately intends to tirgger in the neophyte a critical-reflective point of view, that is, an autonomous gaze that analyses and interprets the world.And trough that reflection, he has the possibility of gradually becoming a free individual.For such an undertaking, we’ll rely on the thought of Fernando Savater, because this theorist has build a collection that deals with the new challenges that education faces in a democratic system.
URI: http://hdl.handle.net/10362/174851
Designation: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Appears in Collections:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado_Edson_Fonseca_Viana.pdf8,99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.