Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/169929
Title: Da promessa escrita à desilusão da escuta
Author: Cruz, Filipa
Keywords: Música Imaginária
Metodologia
Semiótica
Issue Date: 14-Jun-2022
Abstract: A música imaginária é um fenómeno feito de ausências, mas o seu silêncio promove a comunicação, a participação e a criação de novos significados. São vários os exemplos desta forma musico-literária que geram múltiplas materializações sonoras e diálogos entre leitores (feitos ouvintes), através dos quais podemos compreender expectativas e interpretações que viajam de um lado para o outro, entre a linguagem verbal e a música. Nesta comunicação, pretendo focar a canção fictícia “Kafka à beira- mar”, descrita na obra homónima (2002) de Haruki Murakami, e as várias interpretações musicais que dela resultaram, no sentido de traçar um percurso de transformações intermediais e caracterizar os vários papéis que o leitor pode assumir ao longo de todo o processo. Percorrendo diferentes terminologias – como a tradução, a transposição e a interpretação – espero esclarecer os critérios desta relação intersemiótica e demonstrar que a música imaginária se pode revelar uma ferramenta metodológica importante para a compreensão da nossa relação cognitiva com o som musical.
Description: UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/169929
Appears in Collections:FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_de_resumos_X_MTCC-11.pdf34,27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.