Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/169929
Título: Da promessa escrita à desilusão da escuta
Autor: Cruz, Filipa
Palavras-chave: Música Imaginária
Metodologia
Semiótica
Data: 14-Jun-2022
Resumo: A música imaginária é um fenómeno feito de ausências, mas o seu silêncio promove a comunicação, a participação e a criação de novos significados. São vários os exemplos desta forma musico-literária que geram múltiplas materializações sonoras e diálogos entre leitores (feitos ouvintes), através dos quais podemos compreender expectativas e interpretações que viajam de um lado para o outro, entre a linguagem verbal e a música. Nesta comunicação, pretendo focar a canção fictícia “Kafka à beira- mar”, descrita na obra homónima (2002) de Haruki Murakami, e as várias interpretações musicais que dela resultaram, no sentido de traçar um percurso de transformações intermediais e caracterizar os vários papéis que o leitor pode assumir ao longo de todo o processo. Percorrendo diferentes terminologias – como a tradução, a transposição e a interpretação – espero esclarecer os critérios desta relação intersemiótica e demonstrar que a música imaginária se pode revelar uma ferramenta metodológica importante para a compreensão da nossa relação cognitiva com o som musical.
Descrição: UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/169929
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais

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