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http://hdl.handle.net/10362/169929| Título: | Da promessa escrita à desilusão da escuta |
| Autor: | Cruz, Filipa |
| Palavras-chave: | Música Imaginária Metodologia Semiótica |
| Data: | 14-Jun-2022 |
| Resumo: | A música imaginária é um fenómeno feito de ausências, mas o seu silêncio promove a comunicação, a participação e a criação de novos significados. São vários os exemplos desta forma musico-literária que geram múltiplas materializações sonoras e diálogos entre leitores (feitos ouvintes), através dos quais podemos compreender expectativas e interpretações que viajam de um lado para o outro, entre a linguagem verbal e a música. Nesta comunicação, pretendo focar a canção fictícia “Kafka à beira- mar”, descrita na obra homónima (2002) de Haruki Murakami, e as várias interpretações musicais que dela resultaram, no sentido de traçar um percurso de transformações intermediais e caracterizar os vários papéis que o leitor pode assumir ao longo de todo o processo. Percorrendo diferentes terminologias – como a tradução, a transposição e a interpretação – espero esclarecer os critérios desta relação intersemiótica e demonstrar que a música imaginária se pode revelar uma ferramenta metodológica importante para a compreensão da nossa relação cognitiva com o som musical. |
| Descrição: | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/169929 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Livro_de_resumos_X_MTCC-11.pdf | 34,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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