Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/169337
Title: Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais para Crianças Falantes de Português Europeu
Author: Vaz, Stéphanie Dias
Advisor: Lobo, Maria
Lousada, Marisa
Keywords: Avaliação
Narrativas
Produção oral
Desenvolvimento da competência narrativa
Avaliação da competência narrativa
Produção oral de narrativa
Compreensão de narrativa
Narrative competence development
Narrative competence assessment
Oral narrative production
Narrative comprehension
Defense Date: 10-May-2024
Abstract: O presente trabalho foi motivado pela necessidade de preencher uma lacuna existente, dado que não existe nenhum instrumento validado para avaliar a produção de narrativas orais em crianças dos 6 aos 12 anos de idade no contexto nacional. Embora existam instrumentos semelhantes para outras línguas, a falta de uma ferramenta específica para o português europeu destaca a relevância deste estudo. O objetivo central desta pesquisa é o desenvolvimento e validação de um instrumento destinado a avaliar as competências narrativas em crianças destas faixas etárias. O instrumento, a que se deu o nome de (RE)CONTO, visa avaliar a produção e compreensão de narrativas orais, considerando propriedades micro e macroestruturais. A aplicação do instrumento proporciona indicadores relevantes para planear intervenções didáticas em contextos educacionais e auxiliar o diagnóstico e intervenção em populações com perturbações da linguagem, complementando a avaliação através de outros meios. Este estudo de investigação incluiu a participação de uma amostra representativa de 521 crianças com Desenvolvimento Típico (DT) e 17 crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL). As tarefas envolveram a aplicação do instrumento (RE)CONTO, composto por três histórias com diferentes estruturas, contemplando tarefas de conto, reconto e perguntas de compreensão. A análise das características psicométricas do instrumento mostra que este apresenta um elevado índice de validade de conteúdo (0.94), bem como uma boa correlação com a prova GOL_E (validade concorrente medida através do coeficiente de correlação de Pearson). Além disso, através da análise da validade convergente entre o (RE)CONTO e a prova de memória RAVLT, destacamos diferenças nas correlações entre grupos DT e PDL, fortalecendo a validade discriminativa do (RE)CONTO. A consistência interna, medida pelo coeficiente Alpha de Cronbach, indicou uma consistência aceitável, reforçando a fiabilidade global do instrumento (α = 0.76). A fiabilidade interavaliador, avaliada pelo coeficiente Kappa de Cohen, mostrou uma concordância excelente (superior a 0.87), validando a consistência entre avaliadores em todas as tarefas, histórias e análises de micro e macroestrutura. Estes resultados destacam a utilidade clínica e educacional do (RE)CONTO, consolidando a sua posição como uma ferramenta válida, consistente e confiável para avaliar competências narrativas em crianças falantes de português europeu. Uma análise detalhada dos resultados permite ainda observar diferenças entre as tarefas de conto e reconto de histórias, tipos de histórias e variações nas faixas etárias e grupos estudados. Os participantes do grupo com desenvolvimento típico obtiveram consistentemente melhores desempenhos na tarefa de reconto em qualquer das dimensões de análise (macro e microestrutura), comparativamente com a tarefa de conto. Adicionalmente, observaram-se diferenças de desempenho entre histórias, o que destaca a forma como a complexidade intrínseca das estruturas textuais influencia a compreensão e a produção oral. Observaram-se ainda diferenças nos desempenhos entre faixas etárias, com melhores desempenhos nas faixas etárias mais avançadas. A análise comparativa entre os grupos DT e PDL, ainda que seja apenas exploratória tendo em conta o número reduzido de crianças com PDL considerado, permitiu identificar diferenças entre os grupos sobretudo no que diz respeito à compreensão e aos parâmetros microestruturais. Isso aponta para a necessidade de estratégias pedagógicas e clínicas específicas que desenvolvam estruturas sintáticas complexas e níveis de compreensão mais exigentes, como é o caso da compreensão crítica. Globalmente, o (RE)CONTO vem preencher uma lacuna no contexto nacional, fornecendo um instrumento validado para avaliar a produção de narrativas orais em crianças falantes de português europeu em idade escolar, dos 6 anos 12 anos. Os resultados obtidos contribuem para uma compreensão mais abrangente das competências narrativas e auxiliam na identificação de perturbações da linguagem.
The present research was motivated by the need to fill an existing gap, as there is no validated instrument for assessing oral narrative production in children aged 6 to 12 in the national context. While similar instruments exist for other languages, the lack of a specific tool for European Portuguese underscores the relevance of this study. The central objective of this research is the development and validation of an instrument aimed at evaluating narrative competencies in children within these age ranges. The instrument, named (RE)CONTO, aims to assess the production and comprehension of oral narratives, considering micro and macrostructural properties. The application of the instrument provides relevant indicators for planning educational interventions and assisting in the diagnosis and intervention in populations with language disorders, complementing assessments through other means. This research study included the participation of a representative sample of 521 children with Typical Development (TD) and 17 children with Developmental Language Disorder (DLD). The tasks involved the administration of the (RE)CONTO instrument, consisting of three stories with different structures, encompassing storytelling, retelling, and comprehension questions. The analysis of the psychometric characteristics of the instrument shows that it has a high content validity index (0.94) and a good correlation with the GOL_E test (concurrent validity measured through the Pearson correlation coefficient). Additionally, through the analysis of convergent validity between (RE)CONTO and the RAVLT memory test, differences in correlations between TD and DLD groups were highlighted, reinforcing the discriminative validity of (RE)CONTO. Internal consistency, measured by Cronbach's Alpha coefficient, indicated acceptable consistency, reinforcing the overall reliability of the instrument (α = 0.76). Inter-rater reliability, assessed by Cohen's Kappa coefficient, showed excellent agreement (above 0.87), validating consistency among evaluators in all tasks, stories, and analyses of micro and macrostructure. These results highlight the clinical and educational utility of (RE)CONTO, consolidating its position as a valid, consistent, and reliable tool for assessing narrative competencies in Portuguese-speaking children. A detailed analysis of the results also allows for the observation of differences between storytelling and retelling tasks, types of stories, and variations in age groups and studied cohorts. Participants in the typical development group consistently performed better in the retelling task in both macro and microstructural dimensions compared to the storytelling task. Additionally, performance differences were observed among stories, highlighting how the intrinsic complexity of textual structures influences oral comprehension and production. Performance differences were also noted across age groups, with better performance in older age ranges. The comparative analysis between TD and DLD groups, although exploratory given the limited number of children with DLD considered, allowed the identification of differences between the groups, particularly regarding comprehension and microstructural parameters. This points to the need for specific pedagogical and clinical strategies that foster complex syntactic structures and more demanding levels of comprehension, such as critical comprehension. Overall, (RE)CONTO fills a gap in the national context, providing a validated instrument for assessing oral narrative production in European Portuguese-speaking school-aged children, aged 6 to 12. The obtained results contribute to a comprehensive understanding of narrative competencies and aid in the identification of language disorders.
URI: http://hdl.handle.net/10362/169337
Designation: Doutoramento em Linguística, especialidade em Psicolinguística
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