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http://hdl.handle.net/10362/168959
Título: | "Stôr. É tudo (m)eu!" - Evidências do uso de dispositivos móveis e uma aprendizagem baseada em projetos no ensino da geografia |
Outros títulos: | “Teacher. It’s all mine!” Evidence of mobile device usage and project-based learning in Geography education |
Autor: | Nunes, Duarte Nuno Teixeira |
Orientador: | Julião, Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Fiel, Elisabete Maria Bailadeira Amiguinho Neto, Duarte Manuel |
Palavras-chave: | Ensino Geografia Dispositivos móveis Aprendizagem baseada em projetos Teaching Geography Mobile devices Project based learning |
Data de Defesa: | 15-Dez-2023 |
Resumo: | Os instrumentos normativos que regularam a prática docente incentivam a tirar partido de uma estratégia de ensino baseada em projetos e de génese interdisciplinar. Definhar-se-á assim um ensino tradicionalmente expositivo, em detrimento de um ensino para metodologias alternativas —, de um aluno protagonista de um saber ser e saber fazer; num carácter intrinsecamente humanista e digitalmente proficiente. Foi aplicada uma metodologia de projeto de ensino-aprendizagem numa turma com 27 alunos, que permitiu utilizar os dispositivos móveis para a recolha de dados: em Guimarães e Almada. No decurso das aulas através de trabalho colaborativo e diferenciado por grupos; os alunos desenvolveram soluções tecnológicas para o levantamento de dados das barreiras à mobilidade reduzida (através da criação de um formulário inteligente na plataforma Epic Collect 5). O levantamento de dados notabilizou-se ainda pela utilização de vinte sensores low cost para a recolha de dados ambientais, consubstanciando-se o processamento dos dados através de estatísticas descritivas e elementos cartográficos (painéis estatísticos e produção gráfica). Foi encetado trabalho interdisciplinar para a interpretação e análise crítica dos dados. A avaliação considerou uma diversificação de instrumentos para a recolha de informação: relatório de grupo, individual, autoavaliação e heteroavaliação. The normative instruments that governed teaching practice encourage leveraging a project-based and interdisciplinary teaching strategy. This will result in the decline of a traditionally expository teaching approach, in favor of an education for active learning— one in which the student becomes a protagonist of both knowing how to be and knowing how to do. This approach carries an inherently humanistic and digitally proficient character. A teaching-learning project methodology was implemented in a class of 27 students, allowing the use of mobile devices for data collection in Guimarães and Almada. Throughout the classes, employing collaborative and group-differentiated work, the students developed technological solutions for gathering data on barriers to reduced mobility (by creating an intelligent form on the Epic Collect 5 platform). The data collection was further distinguished by the deployment of twenty low-cost sensors for collecting environmental data. Data processing involved descriptive statistics and cartographic elements (statistical panels and graphic production). Interdisciplinary work was initiated for data interpretation and critical analysis. Evaluation encompassed a range of instruments for data collection, including group reports, individual assessments, self-assessment, and peer assessment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/168959 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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