Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168959
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJulião, Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro-
dc.contributor.advisorFiel, Elisabete Maria Bailadeira Amiguinho-
dc.contributor.advisorNeto, Duarte Manuel-
dc.contributor.authorNunes, Duarte Nuno Teixeira-
dc.date.accessioned2024-06-24T11:08:14Z-
dc.date.available2024-06-24T11:08:14Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/168959-
dc.description.abstractOs instrumentos normativos que regularam a prática docente incentivam a tirar partido de uma estratégia de ensino baseada em projetos e de génese interdisciplinar. Definhar-se-á assim um ensino tradicionalmente expositivo, em detrimento de um ensino para metodologias alternativas —, de um aluno protagonista de um saber ser e saber fazer; num carácter intrinsecamente humanista e digitalmente proficiente. Foi aplicada uma metodologia de projeto de ensino-aprendizagem numa turma com 27 alunos, que permitiu utilizar os dispositivos móveis para a recolha de dados: em Guimarães e Almada. No decurso das aulas através de trabalho colaborativo e diferenciado por grupos; os alunos desenvolveram soluções tecnológicas para o levantamento de dados das barreiras à mobilidade reduzida (através da criação de um formulário inteligente na plataforma Epic Collect 5). O levantamento de dados notabilizou-se ainda pela utilização de vinte sensores low cost para a recolha de dados ambientais, consubstanciando-se o processamento dos dados através de estatísticas descritivas e elementos cartográficos (painéis estatísticos e produção gráfica). Foi encetado trabalho interdisciplinar para a interpretação e análise crítica dos dados. A avaliação considerou uma diversificação de instrumentos para a recolha de informação: relatório de grupo, individual, autoavaliação e heteroavaliação.pt_PT
dc.description.abstractThe normative instruments that governed teaching practice encourage leveraging a project-based and interdisciplinary teaching strategy. This will result in the decline of a traditionally expository teaching approach, in favor of an education for active learning— one in which the student becomes a protagonist of both knowing how to be and knowing how to do. This approach carries an inherently humanistic and digitally proficient character. A teaching-learning project methodology was implemented in a class of 27 students, allowing the use of mobile devices for data collection in Guimarães and Almada. Throughout the classes, employing collaborative and group-differentiated work, the students developed technological solutions for gathering data on barriers to reduced mobility (by creating an intelligent form on the Epic Collect 5 platform). The data collection was further distinguished by the deployment of twenty low-cost sensors for collecting environmental data. Data processing involved descriptive statistics and cartographic elements (statistical panels and graphic production). Interdisciplinary work was initiated for data interpretation and critical analysis. Evaluation encompassed a range of instruments for data collection, including group reports, individual assessments, self-assessment, and peer assessment.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectDispositivos móveispt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectGeographypt_PT
dc.subjectMobile devicespt_PT
dc.subjectProject based learningpt_PT
dc.title"Stôr. É tudo (m)eu!" - Evidências do uso de dispositivos móveis e uma aprendizagem baseada em projetos no ensino da geografiapt_PT
dc.title.alternative“Teacher. It’s all mine!” Evidence of mobile device usage and project-based learning in Geography educationpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid203435249pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Socialpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Duarte_Teixeira_Nunes.pdf16,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.