Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/168451| Título: | Aurélia de Souza, autorrepresentação e autorretrato: deslocações e subjetividades |
| Autor: | Marques, David José dos Santos |
| Orientador: | Silva, Raquel Henriques da Oliveira, João Manuel de |
| Palavras-chave: | Autorrepresentação Autorretrato Género Encenação Fotografia Self-representation Self-portrait Gender Staging Photography |
| Data de Defesa: | 5-Jan-2024 |
| Resumo: | A presente dissertação aborda o trabalho de autorrepresentação de Aurélia de Souza - no qual se inserem os seus autorretratos e outras obras em que representa mulheres - usando a noção alargada de autorrepresentação de José Gil (1994) - a partir das perspetivas do género e do corpo. Estas perspetivas têm particular relevância no caso singular da pintura Santo António, visto que para a sua execução Aurélia recorreu à fotografia, ao disfarce e ao crossdressing - práticas que foram sendo progressivamente adotadas por artistas mulheres no final do século XIX e que são, aqui, analisadas. Nesta dissertação faz-se uma sintética contextualização histórica da luta pela libertação das mulheres, que ganha maior expressão na passagem do século XIX para o século XX, e trata-se a progressiva integração da crítica feminista nos discursos da história da arte ocidental, assim como a produção de algumas artistas que se assumiram como matéria das suas obras, de que a fotógrafa contemporânea Cindy Sherman é um dos melhores exemplos. O corpo, geralmente central na autorrepresentação em pintura, é lugar de negociação de normais sociais atribuídas aos géneros. Na obra de Aurélia, corpo, o gesto e a roupa, resistem, muitas vezes, a fixações redutoras num estado, num papel ou numa visão de si. Algumas das suas obras, com uma dimensão espiritual e até mística, operam numa tensão
entre materialidade e imaterialidade, criando uma qualidade de transitoriedade de corpos e rostos e das suas manifestações em vias de aparecer ou desaparecer. This dissertation addresses Aurélia de Souza's work on self-representation - which includes her self-portraits and other works that represent women - using José Gil's (1994) broad notion of self-representation - from the perspectives of gender and the body. These perspectives are particularly relevant in the unique case of the painting Santo António, since for its execution Aurélia resorted to photography, disguise and crossdressing - practices that were progressively used by female artists at the end of the 19th century and which will be analysed here. This dissertation presents a concise historical contextualisation of the struggle for women's liberation, which gained greater expression in the transition from the 19th century to the 20th century. It tackles the progressive integration of feminist criticism in the discourses of the history of Western art, as well as the output of certain artists who took themselves as the subject of their own works, the contemporary photographer Cindy Sherman being one of the best examples. The body, generally central to self-representation in painting, is a site for negotiating social norms attributed to gender. In Aurélia de Souza's work, the body, gesture and clothing often resist reductive fixations on a state, a role or a vision of oneself. Some of her works, with a spiritual and even mystical dimension, operate in a tension between materiality and immateriality, creating a transitory quality of bodies and faces and their manifestations in the process of appearing or disappearing. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/168451 |
| Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_David_Santos_Marques.pdf | 19,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











