Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168451
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Raquel Henriques da-
dc.contributor.advisorOliveira, João Manuel de-
dc.contributor.authorMarques, David José dos Santos-
dc.date.accessioned2024-06-11T10:10:47Z-
dc.date.available2024-06-11T10:10:47Z-
dc.date.issued2024-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/168451-
dc.description.abstractA presente dissertação aborda o trabalho de autorrepresentação de Aurélia de Souza - no qual se inserem os seus autorretratos e outras obras em que representa mulheres - usando a noção alargada de autorrepresentação de José Gil (1994) - a partir das perspetivas do género e do corpo. Estas perspetivas têm particular relevância no caso singular da pintura Santo António, visto que para a sua execução Aurélia recorreu à fotografia, ao disfarce e ao crossdressing - práticas que foram sendo progressivamente adotadas por artistas mulheres no final do século XIX e que são, aqui, analisadas. Nesta dissertação faz-se uma sintética contextualização histórica da luta pela libertação das mulheres, que ganha maior expressão na passagem do século XIX para o século XX, e trata-se a progressiva integração da crítica feminista nos discursos da história da arte ocidental, assim como a produção de algumas artistas que se assumiram como matéria das suas obras, de que a fotógrafa contemporânea Cindy Sherman é um dos melhores exemplos. O corpo, geralmente central na autorrepresentação em pintura, é lugar de negociação de normais sociais atribuídas aos géneros. Na obra de Aurélia, corpo, o gesto e a roupa, resistem, muitas vezes, a fixações redutoras num estado, num papel ou numa visão de si. Algumas das suas obras, com uma dimensão espiritual e até mística, operam numa tensão entre materialidade e imaterialidade, criando uma qualidade de transitoriedade de corpos e rostos e das suas manifestações em vias de aparecer ou desaparecer.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation addresses Aurélia de Souza's work on self-representation - which includes her self-portraits and other works that represent women - using José Gil's (1994) broad notion of self-representation - from the perspectives of gender and the body. These perspectives are particularly relevant in the unique case of the painting Santo António, since for its execution Aurélia resorted to photography, disguise and crossdressing - practices that were progressively used by female artists at the end of the 19th century and which will be analysed here. This dissertation presents a concise historical contextualisation of the struggle for women's liberation, which gained greater expression in the transition from the 19th century to the 20th century. It tackles the progressive integration of feminist criticism in the discourses of the history of Western art, as well as the output of certain artists who took themselves as the subject of their own works, the contemporary photographer Cindy Sherman being one of the best examples. The body, generally central to self-representation in painting, is a site for negotiating social norms attributed to gender. In Aurélia de Souza's work, the body, gesture and clothing often resist reductive fixations on a state, a role or a vision of oneself. Some of her works, with a spiritual and even mystical dimension, operate in a tension between materiality and immateriality, creating a transitory quality of bodies and faces and their manifestations in the process of appearing or disappearing.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_PT
dc.subjectAutorretratopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectFotografiapt_PT
dc.subjectSelf-representationpt_PT
dc.subjectSelf-portraitpt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectStagingpt_PT
dc.subjectPhotographypt_PT
dc.titleAurélia de Souza, autorrepresentação e autorretrato: deslocações e subjetividadespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estética e Estudos Artísticospt_PT
dc.identifier.tid203475895pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_David_Santos_Marques.pdf19,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.