Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/16818
Título: | O início da 3.ª série da revista arquitectura em 1957 a influência das leituras de casabella‑continuità e architectural review |
Autor: | Correia, Nuno |
Palavras-chave: | Revista Arquitectura Crítica arquitectónica Debate Arquitectónico Revisão do Movimento Moderno |
Data: | 2012 |
Editora: | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL |
Citação: | Correia, Nuno, "O início da 3.ª série da revista arquitectura em 1957 a influência das leituras de casabella‑continuità e architectural review", in Revista de História da Arte, n.º 10 (2012), pp. 79-93 |
Resumo: | A revista Arquitectura foi criada em Portugal em 1927 e publicou‑se até 1939. Em 1948 foi comprada por um grupo de arquitectos denominado ICAT (Iniciativas Culturais Arte e Técnica) que, até 1957, a edita como um meio de divulgação da arquitectura moderna, sob a orientação decisiva de Francisco Keil do Amaral. O número 57/58, de Janeiro/Fevereiro de 1957, é o primeiro a ser editado por uma nova geração de arquitectos, que procurava exprimir as tendências de revisão do Movimento Moderno que começavam a dominar o debate internacional, e o número seguinte é o primeiro da 3.ª série. Na viragem dos anos 50 para os anos 60 as revistas Architectural Review e Casabella protagonizavam o debate arquitectónico na Europa. Neste artigo, a partir da leitura de alguns textos chave de Carlos Duarte e Nuno Portas publicados nos primeiros números da 3.ª série da revista portuguesa, é analisada a influência que tiveram as duas principais publicações internacionais sobre os editores de Arquitectura. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/16818 |
ISSN: | 1646-1762 |
Aparece nas colecções: | Revista do IHA Nº 10 (2012) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RHA_10_ART_2_NCorreia.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.