Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/163364
Title: Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
Author: Costa, Maria Cristina
Domingos, António
Teodoro, Vitor
Keywords: Desenvolvimento profissional
Teacher design research
Hands-on
Interdisciplinaridade
Issue Date: 2018
Abstract: Este artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia.
Description: Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/163364
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176
ISSN: 2176-1744
Appears in Collections:Home collection (FCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inovar_e_promover_o_ensino_da_Matem_tica_com_recurso.pdf618,43 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.