Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/163364
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria Cristina-
dc.contributor.authorDomingos, António-
dc.contributor.authorTeodoro, Vitor-
dc.date.accessioned2024-02-09T22:26:54Z-
dc.date.available2024-02-09T22:26:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2176-1744-
dc.identifier.otherPURE: 11823445-
dc.identifier.otherPURE UUID: cc720f04-bfc2-4dc2-9937-14d1daf2dbb0-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-5362-5691/work/56190529-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/163364-
dc.descriptionEste trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016-
dc.description.abstractEste artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia.en
dc.format.extent20-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDesenvolvimento profissional-
dc.subjectTeacher design research-
dc.subjectHands-on-
dc.subjectInterdisciplinaridade-
dc.titleInovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage526-
degois.publication.issue3-
degois.publication.lastPage545-
degois.publication.titleZetetiké-
degois.publication.volume26-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleInnovating and promoting the teaching of Mathematics with Astronomy-
dc.contributor.institutionDCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas colecções:Home collection (FCT)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovar_e_promover_o_ensino_da_Matem_tica_com_recurso.pdf618,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.