Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/158616
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Pedro-
dc.contributor.authorMarques, Henrique de Jesus Pinto-
dc.date.accessioned2023-10-03T15:43:04Z-
dc.date.available2023-10-03T15:43:04Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/158616-
dc.description.abstractA sociedade está cada vez mais consciencializada para as drásticas alterações climáticas que se tem vindo a testemunhar nos últimos tempos, e como tal, já há alguns anos que se tenta contrariar essas tendências que são prejudiciais para o equilibrio do meio ambiente. A Indústria Automóvel (IA) tem participado nessa batalha, nomeadamente com a tentativa de reduzir as emissões de Dióxido de Carbono (CO2), apostando na mobilidade eléctrica, com o objetivo de reduzir o consumo de combustíveis fósseis através da progressiva substituição dos veículos rodoviários com motor a combustão, ainda a maior parte dos veículos em circulação, por Veículos Eléctricos (VE). Os VE apresentam uma performance superior aos veículos convencionais, nomeadamente no que diz respeito às emissões de CO2, a eficiência do motor e a produção de ruído. Cada vez mais se promovem competições dedicadas aos desportos motorizados eléctricos, o que resulta numa preciosa ajuda para o desenvolvimento dos VE. Actualmente começam já a ser mensuráveis as vantagens desse investimento, com o surgimento de mais engenheiros e estudantes de engenharia aliciados a desenvolver soluções para a mobilidade eléctrica. Ao longo desta Dissertação de Mestrado fez-se pesquisa, formulação matemática e simulação para o desenvolvimento de um VE, nomeadamente de um Kart Eléctrico (KE). Finalizando com a aquisição e modificação de um VE.pt_PT
dc.description.abstractSociety is getting more and more aware of the drastic climate changes that we have been witnessing these days, and so we have been trying to reverse such harmful tendencies to our environment for several years. The automotive industry has joined this battle, in what regards the attempt to reduce (CO2) emissions, by investing on electric mobility, with the objective of reducing consumption of fossil fuels through the progressive replacement of road vehicles with combustion engines, still the largest slice of the circulating vehicles, with electric ones. Electric vehicles have proved to perform better than conventional vehicles, namely with regard to CO2 emissions, engine efficiency and noise production. Several competitions, entirely dedicated to electric motor sports, are being promoted, resulting in, already measurable advantages. One example is the large number of engineers and engineering students being enticed to develop solutions for electric mobility. Throughout this Master’s Thesis did research, mathematical formulation and simulation for the development of an electric vehicle, namely an electric kart. Ending with the acquisition and modification of an electric vehicle.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectVeículo Eléctricopt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de Protótipopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um protótipo de automóvel elétricopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORESpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DEE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marques_2022.pdf6,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.