Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/157848
Título: A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
Outros títulos: The importance of olfactory marketingin fashion brandthe Abercrombie&Fitchcase
Autor: Brito, Teresa
Duarte, Alexandre
Palavras-chave: Marketing Olfativo
Construção de marca
Experiência de compra
Marcas de moda
Abercrombie&Fitch
Olfactory Marketing
Brand building
Shopping experience
Fashion brands
Data: 2023
Resumo: O uso de apelos olfativos, com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais marcas-consumidores, não é novo. Com ele, as marcas pretendem posicionar-se na mente dos consumidores de forma direta e aprazível. Este artigo procura compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo por base o Estudo de Caso da marca Abercrombie & Fitch. Para tal, realizaram-se cinco entrevistas exploratórias para tentar compreender o entendimento dos consumidores sobre a A&F e o impacto do marketing olfativo na experiência de compra e na perceção da marca, e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas para responder à questão principal e validar as hipóteses de investigação. 97% dos inquiridos reconheceram que o aroma influencia o seu sentimento de pertença à marca e que existe uma forte associação aroma-marca, corroborando estudos anteriores que comprovam o impacto do marketing olfativo como uma estratégia eficaz, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.
Descrição: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/157848
DOI: https://doi.org/10.34629/CPUBLICA.734
ISSN: 1646-1479
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Artigos em revista nacional com arbitragem científica
FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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