Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155580
Título: Modernismos Animados: a Animação enquanto Teoria e Objecto de Estudo da Historiografia da Arte
Autor: Soares, Marta de Almeida Loução
Orientador: Leal, Joana da Cunha
Castro, Teresa de
Palavras-chave: Modernismo
Animismo
Animação
Animation
Modernism
Primitivism
Art history
Cinema
Theatre
Teatro
Primitivismo
História da arte
Data de Defesa: 30-Mar-2023
Resumo: O modernismo coincidiu com a invenção do cinema, marco exemplificativo do progresso técnico da modernidade, e com a proliferação de teorias da animação realçando a vitalidade, a “alma” ou a “agência” dos seres e das coisas, questões associadas à valorização da espiritualidade ou a discursos sobre a mentalidade “primitiva” (caso do animismo). O cinema de animação, que conjuga uma dimensão mais plástica e artesanal do desenho, da pintura e da escultura com o dispositivo cinematográfico capaz de o colocar em movimento, foi duplamente afectado por esta conjuntura. Por um lado, as teorias sobre animismo contribuíram para cimentar discursos sobre o cinema de animação. Por outro lado, o cinema de animação foi igualmente afectado pelo modernismo e as vanguardas, ou incorporado como técnica de expressão de alguns vanguardistas. Todavia, o cinema de animação continua a ocupar um lugar periférico nos estudos do cinema e da história da arte. Estudos recentes ora cruzam o cinema de animação com o modernismo e a vanguarda, ora recorrem a teorias animistas para abordar a historiografia da arte, ou rever a história da disciplina. Não obstante a importância destes contributos, os mesmos perpetuam a selecção de episódios canónicos da história da arte, ou filtram o cinema de animação pela lente de discursos dominantes do modernismo muito confinados à bidimensionalidade. Consequentemente, os estudos sobre animação tendem a focar-se mais no desenho animado, descurando o fascínio dos modernistas com a marioneta e as relações entre a marioneta e a animação. Glosando a expressão “desenhos animados”, designação popular do cinema de animação em várias línguas românicas, esta tese propõe uma maneira de pluralizar o modernismo recorrendo a teorias da animação para abordar episódios da história da arte que exploram as dinâmicas entre centros e periferias, e incluindo o cinema de animação como objecto de estudo da história da arte. Deste modo, o cinema de animação pode emprestar um corpo teórico, construindo uma determinada sensibilidade para rever uma faceta da arte modernista e ajudar a compreender o tipo de expectativas que os modernistas nele projectaram. Ao longo deste percurso, a forma como se indagam as obras, os filmes, os documentos e a própria escrita da história da arte desdobra-se em várias camadas de sentido de animação.
Modernism coincided with the invention of cinema, a milestone of the technical progress of modernity, and with the proliferation of theories emphasizing the vitality, the “soul” or the “agency” of beings and things, issues associated with the valorization of spirituality or discourses about the “primitive” mentality (the case of animism). The animated film, which combines the handcrafted dimension of drawing, painting and sculpture with the cinematographic device that enables its motion, was doubly affected by this conjuncture. On the one hand, theories about animism contributed to shape dominant discourses on animation. On the other hand, animated film was also affected by modernism and the avant-gardes or incorporated as a technique of expression by some avant-garde artists. Nevertheless, animation still occupies a peripheral place in film studies and art history. Some recent studies cross animation with modernism and the avant-garde, while others resort to animist theories to approach the historiography of art or review the history of the discipline. Despite the importance of these contributions, these studies perpetuate the selection of canonical episodes in the history of art or filter the animated film through the lens of dominant discourses of modernism that emphasize two dimensionality. As a result, animation scholarship tends to neglect the modernists’ fascination with puppets and the connections between puppetry and animation. Drawing from the expression “animated cartoons”, a popular designation of animated film in several Romance languages, this dissertation proposes a way of pluralizingmodernism, by using animation theories to address episodes in the history of art that explore the dynamics between centers and peripheries, as well as the inclusion of animated film as an object of study of art historiography. Therefore, animated cinema can lend its theory to address modernist art, in order to grasp the kind of expectations that modernists projected onto it. Along the way, the interpretation of artworks, films, documents, and the writing of art history itself unfolds into several layers of animation.
URI: http://hdl.handle.net/10362/155580
Designação: Doutoramento em História da Arte, especialidade em Teoria da Arte
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

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