Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/15064
Título: De Pangim a Vasco: o território goês no longo século XIX
Autor: Faria, Alice Santiago
Palavras-chave: India
Goa
Cidades
Data: 2013
Editora: Department of Civil Engineering of the University of Coimbra
Citação: In N. N. Pinto, A. Almeida (Eds), Book of Abstracts of PNUM 2013, the 2013 Annual Conference of Portuguese Network of Urban Morphology Coimbra, June 27 and 28, 2013, Coimbra: Department of Civil Engineering of the University of Coimbra
Resumo: No início do século XIX, o Estado da Índia encontrava-se com as suas fronteiras estabilizadas. As Províncias do Norte estavam reduzidas a Damão, Diu e Nagar-Aveli; o território de Goa, onde se localizava a capital, dividia-se em Velhas e Novas Conquistas e encontrava-se fisicamente separado do restante sub-continente indiano pela cadeia montanhosa dos Gates. Com uma população maioritariamente cristã, concentrada no território das Velhas Conquistas (Bardez, Ilhas e Salsete) era também aí que se localizavam os principais centros urbanos: Mapuçá, Pangim e Margão. As Novas Conquistas, anexadas na segunda metade do século XVIII, tinham uma densidade populacional reduzida e uma população maioritariamente hindu. O Estado da Índia era desde há muito um territorial periférico e marginal. O seu papel simbólico, garantiu-lhe importância e foi central na sua contínua afirmação como território português. Da história do seu espaço urbano sobressaem duas cidades que na transição do século XIX para o XX disputaram o papel de capital do Estado da Índia: Nova Goa (cujo centro urbano se localizava em Pangim) e Vasco da Gama. Mas a transformação do território foi mais vasta e abrangeu todos os aglomerados urbanos, que se desenvolveram e nos quais se fizeram melhoramentos6. Enquadrado no esforço global de afirmação do império português que na Índia começou com a anexação das Novas Conquistas e com a tentativa de refundação do Estado da Índia.
Descrição: The present volume contains the short papers and abstracts reviewed and presented at PNUM 2013, the 2013 Annual Conference of Portuguese Network of Urban Morphology, held in Coimbra on June 27 and 28, 2013.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10362/15064
ISBN: 978-989-98435-1-6
Aparece nas colecções:FCSH: CHAM - Livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ASF_Proceedings_PNUM2013.pdf539,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.