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Title: Adultos em Transições Incertas: A experiência do (não) reconhecimento das competências para a empregabilidade
Author: Magalhães, Maria Emília Ferreira da Gama Veloso Ramires Barreto de
Advisor: Dionísio, Bruno Miguel de Almeida
Keywords: Sociologia
Adultos
Experiência
Formação de adultos
Reconhecimento
Competências
Empregabilidade
Recognition
Skills
Employability
Defense Date: 13-Apr-2022
Abstract: A dissertação apresentada, subordinada ao tema «Adultos em Transições Incertas – a experiência do (não) reconhecimento das competências para a empregabilidade», visa estudar as metamorfoses nas políticas e nos dispositivos de formação profissional e o modo como as pessoas vivenciam a condição de “formando desempregado”, a quem a obrigatoriedade de formação é apresentada como a (única) garantia para a empregabilidade. No plano empírico, optou-se pelos Formandos desempregados com níveis de escolaridade contrastantes e distintas trajetórias e percursos de vida, a frequentarem o Centro de Formação Profissional do Seixal na modalidade Educação e Formação de Adultos de nível Secundário e Profissional. O mote analítico do estudo é a entrada em vigor do decreto-lei 220/2006, o qual determinava a obrigatoriedade de formação para os desempregados inscritos no Centro de Emprego. Compreender como as pessoas desempregadas interpretam essa “obrigatoriedade” da formação, em termos de desconsideração ou de reconhecimento, é um dos objetivos da pesquisa. O estudo apoia-se num trabalho de recolha e análise documental, na observação direta de contextos formais e informais da formação e na realização de entrevistas semiestruturadas a 18 formandos. Através da análise documental foi possível caraterizar a evolução das políticas de educação e formação de adultos à luz das transformações socioeconómicas mais vastas. A análise de um campo empírico concreto (o Centro de formação Profissional do Seixal) permitiu entender como o dispositivo de formação se foi reconfigurando até chegar a um tempo de grande incerteza e imprevisibilidade e do “novo espírito do capitalismo”, tal como formulado por Boltanski & Chiapello. A observação direta em momentos formais e informais, permitiu a construção de um Diário de Campo, com o objetivo de reproduzir cenários que ilustrem os sentimentos e os modos de agir dos formandos em formação e assim, compreender a diversidade de comportamentos e expetativas relativas às transições experienciadas. As entrevistas permitiram, enfim, traçar diferentes perfis dos formandos, as transições nas suas vidas marcadas pela incerteza e os sentidos que a obrigatoriedade da formação faz ou não faz do seu ponto de vista.
The following dissertation presented under the name «Adults in Uncertain Transitions - the experience of (non) recognition of skills for employability”, aims to study the metamorphoses in policies and vocational training devices and the way people experience the condition of training of the unemployed, to whom the mandatory training is presented as the (only) guarantee for employability. At the empirical level, unemployed people in training programmes with contrasting levels of education and different life paths were chosen. The trainees were attending the Professional Training Center of Seixal in the Education and Training of Secondary and Professional level adults. The analytical motto of the study is the launch of Decree-Law 220/2006, which determined the mandatory training for the unemployed registered at the Employment Center. Understanding how unemployed people interpret this “mandatory” training, in terms of disregard or recognition, is one of the objectives of the research. The study is supported by documentary collection and analysis, direct observation in formal and informal contexts of training and semi-structured interviews with 18 unemployed people. Through documentary analysis, it was possible to characterize the evolution of adult education and training policies in the light of the broader socio-economic transformations. The analysis of a concrete empirical field (the Professional Training Center of Seixal) allowed us to understand how the training device was reconfigured until it reached a time of great uncertainty and unpredictability and the “new spirit of capitalism”, as formulated by Boltanski & Chiapello. Direct observation in formal and informal moments, allowed the construction of a Field Diary, with the objective of reproducing scenarios that illustrate the feelings and ways of acting of unemployed people in training and thus, understanding the diversity of behaviors and expectations regarding the transitions experienced. The interviews allowed to draw different profiles of the unemployed people, to reveal the transitions in their lives marked by uncertainty and understand from their point of view, how relevant the mandatory training is.
URI: http://hdl.handle.net/10362/139263
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:FCSH: DS - Teses de Doutoramento

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