Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12454
Título: O Planeamento Urbano e as estações de Ski na perspectiva do Marketing
Autor: Benkü, Georges
Palavras-chave: Estações de Ski
Planeamento Urbano
Turismo
Marketing Territorial
Data: 2006
Editora: Departamento de Geografia e Planeamento Regional - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Nova
Relatório da Série N.º: GeoINova Número 12 - 2006;
Resumo: O nascimento do conceito de marketing territorial tem a sua origem numa tripla evolução contemporânea. Em primeiro lugar; a concorrência entre conjuntos territoriais aumentou de forma espectacular nos anos 90, seja no que respeita à organização de manifestações desportivas, à implantação de parques de diversão, de infraestruturas ou simplesmente de emp resas. Em segundo lugar, os subconjuntos nacionais beneficiaram de uma maior autonomia pela via de uma desc entralização que atingiu todos os países. Esta descentralização p ermitiu uma repartição mais equilibrada dos poderes e forneceu aos actores locais, as bases do desenvolvimento territorial. Finalmente, o alargamento das competências orçamentais da União Europeia tornou possível a extensão da sua política territorial e engendrou uma corrida aos subsídios. O marketing territorial aparece pois como a forma geográfica da globalização e da liberalização das economias mundiais, uma vez que ele define como objectivo vender um conjunto territorial, pô-lo no mercado aplicando técnicas similares às utilizadas para vender um produto de consumo corrente. De qualquer forma, pela singularidade do produto em questão , temos que nos haver com uma abordagem de marketing sensivelmente diferente da abordagem clássica. Assim sendo, tentaremos definir esta especificidade e mostrar os meios de acção do marketing territorial.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/12454
ISBN: 0874-6540
Aparece nas colecções:GeoINova Nº 12 (2006)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9-37.pdf14,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.