Reunindo parte das conferências proferidas no IX Curso Livre de História da Arte de 2005, Iconografia - Imagens e Interpretações, e outros contributos autorais,o n.o 3 da Revista de História da Arte continua a assumir os dois critérios caracterizadores do nosso projecto: percorrer todas as épocas históricas, da Arte Romana a Arte Contemporânea, passando por ciclos fundamentais da Idade Media e dos Classicismos; contemplar a máxima diversidade das tipologias artísticas, da arquitectura a instalação,da pintura e da escultura ao azulejo e outras artes decorativas, incluindo, neste caso, um bela vitral de Almada Negreiros. A Iconografia surge assim como estimulante território, não só de método mas de diversa conceptualização e apropriação, dando a ver a complexidade das referencias teóricas, históricas e estéticas da História da Arte. Este lugar de questionação e indagação representa-se, de imediato, nas duas entrevistas que apresentamos: a Hubert Damisch, um firme anti-iconologista, e a Patricia Stirnemann que, sobre os riquíssimos sistemas iconográficos da iluminura medieval, vai alargando o campo da arte até o fazer coincidir com dispositivos interdisciplinares.
Browse
Items da Coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem descendente): 1 até 20 de 21
Items da Coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem descendente): 1 até 20 de 21


