Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12248
Título: O impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário: estudo de caso
Autor: Canelas, Filipa Alexandra Monteiro
Orientador: Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Competência
Competência-chave
Reconhecimento
Validação e certificação de competências
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Os Centros Novas Oportunidades, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, são o centro de desenvolvimento do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário. Esta revelou ser uma das grandes apostas do governo português para fazer do nível secundário o patamar mínimo de qualificação da população portuguesa, concedendo a possibilidade de um grande número de adultos abraçarem novas oportunidades de aprendizagem, evoluindo na sua qualificação e certificação. A presente investigação teve como objetivo estudar a perceção que os adultos têm sobre as implicações, do ponto de vista profissional, formativo e pessoal, da frequência do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário em Portugal. O trabalho que agora apresentamos procura, através de um estudo de caso, respostas para questões de investigação que nos parecem pertinentes, que podem contribuir para melhorar as práticas profissionais nos Centros Novas Oportunidades, mas também incrementar o conhecimento científico no âmbito do reconhecimento de adquiridos. Desde cedo, muitas foram as dúvidas que surgiram acerca da legitimidade do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Contudo, consideramos que este estudo pode contribuir para o dissipar de algumas questões, em função da credibilidade da metodologia utilizada, assim como, dos resultados alcançados. A metodologia utilizada, de cariz qualitativo, procurou por meio da aplicação de questionários e entrevistas, e da análise documental e de conteúdo, encontrar respostas às nossas questões junto de um conjunto de sujeitos que frequentaram e concluíram o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Procurámos que os indivíduos se exprimissem acerca das suas reflexões sobre o passado, o presente e o futuro, e de que modo este processo reflexivo pode suscitar mudanças ao nível pessoal, formativo e profissional, tornando os projetos antigos e já esquecidos uma realidade mais próxima na vida dos sujeitos envolvidos neste processo.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Educação – Especialidade em Educação e Formação de Adultos
URI: http://hdl.handle.net/10362/12248
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

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