Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/116833
Título: A gestão do conhecimento no contexto de uma emergência em Saúde Pública:
Outros títulos: The knowledge management in the context of a public health emergency:the case of Zika virus congenital syndrome in Pernambuco, Brasil
Autor: Bezerra , Luciana
Felisberto, Eronildo
Costa , Juliana
Abath, Marcella
Hartz, Z
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Políticas de saúde
Gestão da saúde
Vigilância epidemiológica
Síndrome congénita do vírus zika
Knowledge management
Health policies
Health management
Epidemiolical surveillance
Zika Virus congenital syndrome
Health Information Management
Public Health, Environmental and Occupational Health
SDG 3 - Good Health and Well-being
Data: 2017
Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) agrega estratégias de desenvolvimento, aprimoramento, disseminação e uso do conhecimento influenciando ações e decisões no contexto organizacional. Tem a ver com a criação, identifi-cação, captura, compartilhamento e uso do conhecimento, aproximando--se do que se espera na resposta a uma Emergência em Saúde Pública (ESP). O objetivo desse estudo foi analisar a GC da epidemia de Síndrome Congénita do Zika Vírus (SCZ), em Pernambuco, estado do nordeste do Brasil. Com base num modelo analítico que explora capacidades diádicas fundamentais à cadeia de valor da GC: Mapeamento e aquisição do conhe-cimento; produção e destruição do conhecimento; integração e compar-tilhamento do conhecimento; multiplicação e proteção do conhecimento; desempenho do conhecimento e inovação, adaptado aos componentes de uma ESP, foi realizado um estudo qualitativo com entrevistas abertas e análise documental. Os resultados apontam para a produção de eventos e inscrições nos critérios definidos para as cinco capacidades diádicas da GC estudadas, na ocasião da epidemia de SCZ, encontrando lacunas apenas no desempenho do conhecimento/inovação, sobretudo no que se refere à medição dos resultados e consequências alcançadas pela reprodução do conhecimento The knowledge Management (KM) aggregates strategies of development, improvement, dissemination and use of knowledge influencing actions and decisions in the organizational context. It has to do with the creation, identification, capture, sharing and use of knowledge, approaching what is expected in response to a Public Health Emergency (ESP). The objective of this study was to analyze the GC of the Zika Virus Congenital Syndrome (SCZ) epidemic, in Pernambuco, state of the northeastern Brazil. Based on an analytical model that explores dyadic capabilities fundamental to the value chain of the KM: Mapping and acquisition of knowledge; production an destruction of knowledge; integration and knowledge sharing; multiplication and protection of knowledge; knowledge performance and innovation, adapted to the components of an ESP. A qualitative study was conducted with open interviews and documentary analysis. The results point to the production of events and registrations in the criteria defined for the five dyadic capacities of the KM studied at the time of the CSZ epidemic, finding only knowledge/ innovation performance gaps, especially with regard to the measurement of results and consequences achieved by the reproduction of knowledge.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/116833
DOI: https://doi.org/10.25761/anaisihmt.56
Aparece nas colecções:IHMT: SPIB - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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