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http://hdl.handle.net/10362/11029
Título: | Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930 |
Autor: | Silveira, Luís Espinha da Alves, Daniel Lima, Nuno Miguel Alcântara, Ana Puig, Josep |
Data: | 2011 |
Citação: | Silveira, Luís Espinha da, Daniel Alves, Nuno Miguel Lima, Ana Alcântara, and Josep Puig. “Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930.” Ler História no. 61 (2011): 7–38. |
Resumo: | A historiografia sobre os caminhos de ferro em Portugal tem analisado o seu impacto no país como um todo, dando pouca atenção à sua influência na dinâmica populacional. Este artigo defende que os caminhos de ferro estimularam o crescimento da população nas áreas servidas por esta infraestrutura, contribuíram para o desenvolvimento urbano e incentivaram as migrações internas. Porém, os seus efeitos foram desiguais, pois a ferrovia beneficiou as zonas já prósperas (Norte Atlântico), tendo uma influência negativa em regiões com maiores debilidades estruturais (Norte Interior). Além disso, não foi capaz de atrair uma significativa população migrante. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/11029 |
ISSN: | 0870-6182 |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Silveira et al_2011_Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930(preprint).pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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