Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/10646
Título: Fundação Calouste Gulbenkian: estratégias de apoio e internacionalização da arte portuguesa 1957-1969
Autor: Oliveira, Leonor da Conceição Silva Ribeiro e Alves de
Palavras-chave: Fundação Calouste Gulbenkian
Exposições de Artes Plásticas
Bolseiros
Anos 50
Secretariado Nacional da Informação
Sociedade Nacional de Belas-Artes
British Council
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O papel da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na promoção da arte portuguesa há muito que foi reconhecido. No entanto, sua atividade no campo específico das artes plásticas não tinha sido ainda alvo de um estudo aprofundado. Esta tese visa determinar o impacto da ação da FCG no panorama artístico português, desde a segunda metade da década de 50 até 1969, tendo em conta não só o panorama artístico, mas também a conjuntura política da época. Entre as principais iniciativas levadas a cabo pela Fundação, através do seu Serviço de Belas-Artes (SBA), destaca-se a organização de exposições de arte portuguesa contemporânea, especialmente as duas primeiras edições da Exposição de Artes Plásticas (1957 e 1961), que sintetizaram o programa de intenções da FCG no campo artístico e integraram outras ações de apoio aos artistas portugueses, como a aquisição de obras de arte. A atribuição bolsas de estudo no estrangeiro e os subsídios concedidos à organização de exposições promovidas pelos seus bolseiros, constituíram outras ações de referência que são também examinadas neste estudo. Contextualiza-se ainda a atividade da FCG no panorama artístico português do período, relacionando-a com outras instituições que atuavam também no domínio artístico, o Secretariado Nacional de Informação e a Sociedade Nacional de Artes Plásticas. Compara-se, finalmente, a atividade desenvolvida pela FCG em Portugal com as iniciativas desencadeadas pela sua Delegação de Londres com o objetivo de promover as artes britânicas. Esta tese procura ainda evidenciar o contributo da FCG para o desenvolvimento de uma nova conceção expositiva que começara a integrar as principais tendências do design internacional. Propõe-se, assim, o reequacionamento do panorama artístico da época, mostrando que a FCG não só promoveu a produção artística em Portugal, mas também beneficiou de condições favoráveis que contribuíram para o sucesso das suas iniciativas.
Descrição: Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História de Arte
URI: http://hdl.handle.net/10362/10646
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LeonorOliveira_Tese.pdf9,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.