Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/1004| Título: | Educação e formação ao longo da vida |
| Outros títulos: | Análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências |
| Autor: | Pires, Ana Luísa de Oliveira |
| Orientador: | Ambrósio, Teresa |
| Data de Defesa: | 2002 |
| Editora: | Faculdade de Ciências e Tecnologia: Universidade Nova de Lisboa |
| Resumo: | Este trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se no estudo dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagens e de Competências adquiridas pelos adultos em contextos não-formais e informais, ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais. O objectivo é contribuir para o aprofundamento da compreensão de uma problemática inovadora – o reconhecimento e a validação –, principalmente na perspectiva da Educação e Formação ao Longo da Vida. Considerando que esta problemática se situa na interface entre o sistema educativo, o mundo do trabalho e a sociedade em geral, o quadro teórico de referência foi construído a partir de uma abordagem multidisciplinar, de forma a fornecer um quadro compreensivo que pudesse abarcar a complexidade dos fenómenos em questão, na perspectiva da investigação educativa. O estudo empírico foi desenvolvido através de uma análise comparativa realizada a nível internacional, com a finalidade de identificar e caracterizar os sistemas e dispositivos – já implementados ou em vias de implementação – num conjunto significativo de países. |
| Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/1004 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Teses de Doutoramento FCT: DCSA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| pires_2002.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











