Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/99550| Título: | Continuidades musicais. Estudo de relações e continuidades ao nível formal e dos conteúdos melódico-rítmicos, entre o repertório musical das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X e os vilancetes do Cancioneiro Musical do Palácio (MS-II-1335) |
| Autor: | Araújo, Rui Alexandre Fernandes de |
| Orientador: | Ferreira, Manuel Pedro |
| Palavras-chave: | Música antiga Cantigas de Santa Maria Cancionero musical de Palacio Vilancete Paleografia Edição Musical Early Music Paleography Musical Edition |
| Data de Defesa: | 17-Dez-2019 |
| Resumo: | Esta dissertação teve objectivo investigar a existência de continuidades musicais entre as Cantigas de Santa Maria e os vilancetes do Cancionero musical de Palacio (MS-II-1335) através da utilização de uma base de dados, a Lisbon Cantigas de Santa Maria Database, que permite a pesquisa no repertório das Cantigas de Santa Maria de padrões rítmicos e linhas melódicas. Esta tese demonstra a existência dalgumas continuidades musicais: a nível formal com a presença de uma forma musical característica das cantigas, o rondel andaluz; a nível rítmico com a presença de padrões rítmicos particulares que estão presentes em ambos os repertórios; a nível melódico com a presença de um contrafactum. De facto, essas continuidades relacionam-se com a continuação de uma tradição musical local que serviu de fonte de parte dos elementos musicais utilizados em ambos os períodos históricos. This dissertation investigates musical continuities between the Cantigas de Santa Maria and the vilancetes of the Cancionero musical de Palacio (MS-II-1335) by using a database, the Lisbon Cantigas de Santa Maria Database, which permits electronic searching of rhythmic and melodic patterns in Cantigas de Santa Maria. It demonstrates that there are some musical continuities: at the formal level given the presence of a shared musical form characteristic of the songs, the Andalusian rondeau; by the use of peculiar and characteristic rhythmic patterns that are present in both repertoires; at the melodical level by the existence of a contrafactum. However, these continuities point to a relation with a local musical tradition stemming from an earlier tradition that served as the basis of some musical elements used in both. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/99550 |
| Designação: | Ciências Musicais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese - post defesa_capa.pdf | 35,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











