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http://hdl.handle.net/10362/99083
Título: | Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
Autor: | Mattos, Júlia da Rocha |
Orientador: | Esteves, Susana Pereira |
Palavras-chave: | Segmentação Ginásio Motivação Lisboa Estudo de mercado Segmentation Gym Motivation Lisbon Market research |
Data de Defesa: | 21-Mai-2020 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal entender quais são os motivos que influenciam os
moradores da área metropolitana de Lisboa no momento da escolha do ginásio que decidem
frequentar. Além disso, como objetivos secundários, almeja-se identificar diferentes segmentos da
população alvo e suas motivações específicas e detectar se o entrevistado complementa a prática de
atividades físicas em outro(s) local(is).
Para recolher os dados, foi utilizado os métodos de amostragem por conveniência e amostragem por
bola de neve. A pesquisa foi realizada através de um questionário online e teve como população alvo
os moradores da área metropolitana de Lisboa entre 16 e 80 anos que frequentaram um ginásio
nesta mesma área no último mês.
Através das respostas, foi possível segmentar os diferentes nichos que existem neste público e
entender as diferenças no comportamento e na motivação do consumidor de cada um destes
segmentos ao decidir em qual ginásio praticar atividade física. Dessa forma, esse estudo servirá como
base para que os ginásios da área metropolitana de Lisboa entendam melhor o mercado e possam
focar os seus esforços de marketing no público mais adequado para o seu posicionamento. This study’s main goal is to understand which reasons influence Lisbon metropolitan area’s residents when choosing which gym to become a member. Also, as secondary goals, it aims to identify different segments on the target population and their specific motivation and to learn if the interviewees complement their work out somewhere else. The data collection methods applied was convenience sampling and snowball sampling. An online questionnaire was also applied to collect the data and the target population was Lisbon metropolitan area’s resident who are between 16 and 80 years old and have been to a gym in the same region in the past month. After analyzing the answers, it was possible to divide the target population into different clusters and to understand the difference in the behavior and in the motivation of each one of those segments when choosing which gym to become a member. This study will work as knowledge base so the gyms can understand better the market and focus their marketing efforts on the right public according to their positioning. |
Descrição: | Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/99083 |
Designação: | Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, especialização em Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente |
Aparece nas colecções: | NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação (Statistics and Information Management) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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