Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/98375
Título: | Fotografias de Identidade: Interobjetividade, Nostalgia e Criatividade |
Autor: | Medeiros, Rosa Areal |
Orientador: | Medeiros, Margarida |
Palavras-chave: | Fotografia Documentação Arquivo e Memória Cultura Visual Cultura Material Photography, Documentation Memory and Archive Visual and Material Culture |
Data de Defesa: | 13-Mar-2020 |
Resumo: | Imagem impressa em papel fotográfico, 3,5 x 4cm. Neste retângulo de papel perdido
figura a imagem do busto reto e grave do desconhecido. Houve algo que me chamou à atenção.
A primeira vez que encontrei uma fotografia de identidade perdida, tive o instinto imediato de
a guardar. Havia um estranho sentimento de reconhecimento e empatia pelo sujeito
representado: não o conhecia, mas era como se conhecesse. Tão invisíveis quando
omnipresentes, que fotografias são estas que povoam o imaginário contemporâneo? O que nos
dizem sobre a relação entre o indivíduo e o estado? Sobre a relação das pessoas com a
representação delas próprias e com das outras? Pode-se reclamar a fotografia de identidade,
desviando-a da finalidade institucional? O objeto fotografia, tal como a imagem, não é jamais
liberto das condicionantes espácio-temporais que determinam a sua existência. Num momento
de transição da fotografia de identidade em papel para a completa automatização e
computadorização do processo de identificação, o que é que muda? Small print, photographic paper: the image of a serious and rigid figure is represented on this lost object. Somehow, this picture caught my attention. The first time I found a lost ID picture, I kept it by instinct. Recognition and empathy towards the represented individual: I didn’t know him, but I recognized the convention. Ubiquitous as much as unnoticed, what are these photographs so present in our contemporary imagery? What do they tell us about the relationship between the state and individuals? About the representation of one’s own, and of others? Can one claim to himself this particular type of photographs, altering its institutional goal of production? The object as well as the image is determined by the temporal and spatial conditions of its existence. In a moment of transition from paper to digital, what can we say about old Id photos? |
Descrição: | Faz parte desta tese um ficheiro video que só pode ser consultado na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/98375 |
Designação: | Antropologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosa A. Medeiros - Projecto - 2019.pdf | 8,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.