Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/98123Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Ermida, Raquel | - |
| dc.contributor.author | Alves, Margarida Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2020-05-22T22:36:35Z | - |
| dc.date.available | 2020-05-22T22:36:35Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8905-54-3 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 16814790 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 2bf6ed6a-aff3-4be8-b836-54decec45b8e | - |
| dc.identifier.other | ORCID: /0000-0002-5638-9508/work/74436524 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/98123 | - |
| dc.description | UID/PAM/00417/2013 | - |
| dc.description.abstract | Nos últimos anos é possível observar uma tendência entre os artistas de se organizarem coletivamente. Trata-se de um fenómeno cíclico que pode emergir em momentos de incerteza política ou económica, como sublinha Grant Kester. Olhando para o caso português, uma tendência semelhante pode ser notada. Contudo, a História da Arte portuguesa carece ainda de um mapeamento destes coletivos e sobretudo de um apuramento das motivações que estão na origem da sua formação, bem como do impacto da coletivização do trabalho artístico nas artes plásticas (ao nível estético, dos meios e formatos, da dimensão autoral e também na redefinição do próprio conceito de arte).Considerando a noção de comum artístico, pretende-se analisar o papel de elementos como o conhecimento, a linguagem, os códigos, a informação e os afetos para a interação entre os elementos do grupo e a produção do trabalho artístico. Que tipo de semântica a base naturalmente dialógica destes coletivos permite criar? Que saber é este que se produz quando se trabalha em coletivo? Será que podemos falar especificamente de um saber fazer artístico que, quando fundado em coletivo, nos poderá levar a repensar o próprio fazer artístico e a ideia de arte? O que acontece à dimensão autoral do trabalho artístico quando produzido em coletivo? A presente investigação pretende determinar que fatores artísticos, políticos, económicos e sociais poderão estar na origem da criação de um coletivo de artistas e qual o seu contributo para a criação de um comum artístico. | en |
| dc.format.extent | 12 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | DINÂMIA'CET - IUL | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FPAM%2F00417%2F2013/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Coletivo | - |
| dc.subject | Micropolítica | - |
| dc.subject | Comum artístico | - |
| dc.subject | Fazer artístico | - |
| dc.subject | Agir democrático | - |
| dc.title | A micropolítica e a dimensão invisível da colectivização das práticas artísticas em Portugal | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | 104 | - |
| degois.publication.lastPage | 116 | - |
| degois.publication.title | Antologia de ensaios | - |
| degois.publication.title | Laboratório Colaborativo | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.contributor.institution | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de História da Arte (IHA) | - |
| dc.contributor.institution | Departamento de História da Arte (DHA) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IHA - Capítulos de livros nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Article_Laborat_rio_Colaborativo_104_116.pdf | 116,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











