Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/98123
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorErmida, Raquel-
dc.contributor.authorAlves, Margarida Brito-
dc.date.accessioned2020-05-22T22:36:35Z-
dc.date.available2020-05-22T22:36:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-8905-54-3-
dc.identifier.otherPURE: 16814790-
dc.identifier.otherPURE UUID: 2bf6ed6a-aff3-4be8-b836-54decec45b8e-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-5638-9508/work/74436524-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/98123-
dc.descriptionUID/PAM/00417/2013-
dc.description.abstractNos últimos anos é possível observar uma tendência entre os artistas de se organizarem coletivamente. Trata-se de um fenómeno cíclico que pode emergir em momentos de incerteza política ou económica, como sublinha Grant Kester. Olhando para o caso português, uma tendência semelhante pode ser notada. Contudo, a História da Arte portuguesa carece ainda de um mapeamento destes coletivos e sobretudo de um apuramento das motivações que estão na origem da sua formação, bem como do impacto da coletivização do trabalho artístico nas artes plásticas (ao nível estético, dos meios e formatos, da dimensão autoral e também na redefinição do próprio conceito de arte).Considerando a noção de comum artístico, pretende-se analisar o papel de elementos como o conhecimento, a linguagem, os códigos, a informação e os afetos para a interação entre os elementos do grupo e a produção do trabalho artístico. Que tipo de semântica a base naturalmente dialógica destes coletivos permite criar? Que saber é este que se produz quando se trabalha em coletivo? Será que podemos falar especificamente de um saber fazer artístico que, quando fundado em coletivo, nos poderá levar a repensar o próprio fazer artístico e a ideia de arte? O que acontece à dimensão autoral do trabalho artístico quando produzido em coletivo? A presente investigação pretende determinar que fatores artísticos, políticos, económicos e sociais poderão estar na origem da criação de um coletivo de artistas e qual o seu contributo para a criação de um comum artístico.en
dc.format.extent12-
dc.language.isopor-
dc.publisherDINÂMIA'CET - IUL-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FPAM%2F00417%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectColetivo-
dc.subjectMicropolítica-
dc.subjectComum artístico-
dc.subjectFazer artístico-
dc.subjectAgir democrático-
dc.titleA micropolítica e a dimensão invisível da colectivização das práticas artísticas em Portugal-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage104-
degois.publication.lastPage116-
degois.publication.titleAntologia de ensaios-
degois.publication.titleLaboratório Colaborativo-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)-
dc.contributor.institutionInstituto de História da Arte (IHA)-
dc.contributor.institutionDepartamento de História da Arte (DHA)-
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Article_Laborat_rio_Colaborativo_104_116.pdf116,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.