Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/96279
Título: Causas da readmissão hospitalar na perspetiva do doente, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Autor: Tavares, Patrícia Modesta Ramos
Palavras-chave: Readmissão hospitalar
Cuidados centrados no doente
Transição de cuidados
Alta hospitalar
Autocuidado
Hospital readmission
Patient-centered care
Transition care
hospital discharge
Self-care
Data: 2019
Editora: Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
Resumo: RESUMO - Introdução: As readmissões hospitalares (RH) são um tema pertinente, não só pelos custos que representam para os hospitais, como também pela possibilidade de servirem como medida para avaliar a efetividade dos cuidados de saúde prestados. A perspetiva dos doentes sobre as causas da sua RH contribui com novo conhecimento para esta temática e permite a melhoria da transição de cuidados nos aspetos que se mostrem determinantes para os próprios doentes. Objetivo: Analisar as causas das RH a 30 dias, pela perspetiva dos doentes readmitidos, no hospital da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). Metodologia: Estudo realizado com 64 doentes readmitidos em 30 dias no hospital da ULSM, por meio de entrevistas semiestruturadas através de um guião desenvolvido num estudo anterior, constituído por questões de resposta fechada e de resposta aberta. As questões abordaram temas relacionados com a informação recebida e compreendida para a transição de cuidados, o grau de envolvimento do doente no seu plano de cuidados e dificuldades sentidas em 7 dimensões do autocuidado. As questões de resposta aberta foram codificadas em temas relevantes para os doentes. Resultados: Do total da amostra, 70% não recorreram nenhuma vez aos Cuidados de Saúde Primários entre os internamentos. A maioria dos participantes (55%) considerou que não lhes foi dado tempo para esclarecer dúvidas e não terem sido questionados sobre dificuldades no cumprimento do plano (77%), para o qual 58% sentiram que as suas preferências não foram consideradas. Contudo, 85% afirmaram compreender o que deviam fazer para cuidarem de si. Das 7 dimensões do autocuidado avaliadas, dificuldades no contacto com o médico registou 48% das respostas, as demais não passaram dos 12%. Nas questões de resposta aberta, 58% dos participantes mencionaram dificuldades no autocuidado, principalmente na gestão de sintomas (51%) e 58% afirmaram não se sentirem preparados para receberem alta hospitalar (AH). Dentre os que quiseram acrescentar informação, 37% mencionaram ter recebido alta precoce, enquanto 9% referiram a inevitabilidade da sua RH. Conclusões: A relação da preparação para a AH com a RH parece merecedora de atenção e de investigações mais aprofundadas. A variedade de dimensões em que os doentes sentem dificuldades aponta para as especificidades das necessidades após AH. Será importante o desenvolvimento de planos de transição de cuidados à medida de cada doente, envolvendo-o e antecipando as suas necessidades específicas.
ABSTRACT - Introduction: Hospital readmissions (RH) are a pertinent theme, not only because of the costs they represent for hospitals but also because they can serve as a measure to evaluate the effectiveness of the health care provided. Patients' perspectives on the causes of their HR can contribute with fresh knowledge to this subject, as well as, to improve transitional care in aspects determinant for themselves. Objective: Analyse the causes of hospital readmissions at 30 days, from the perspective of readmitted patients, at the hospital of the Local Health Unit of Matosinhos (ULSM). Methodology: A study carried out with 64 readmitted patients within 30 days at the hospital of the ULSM, conducted through semi-structured interviews, based on a script developed for a previous study, combining open-ended and close-ended questions. The issues addressed topics related to the information received and understood for transitional care, the involvement of patient in their care plan and difficulties in 7 dimensions of self-care. Open-ended questions were coded addressing relevant dimensions to the patients. Results: Of the total sample, 70% did not turn to Primary Health Care between hospitalizations. Most participants (55%) felt that they were not given time to clarify doubts and were not questioned about difficulties in complying with the plan (77%), for which 58% felt that their preferences were not considered. However, 85% said they understood what they should do to take care of themselves. Of the 7 dimensions of self-care evaluated, difficulties in the contact with the doctor registered 48% of the answers, the others did not exceed 12%. In the open-ended questions, 58% of the participants mentioned difficulties in self-care, mainly in symptom management (51%) and 58% said they did not feel prepared to be discharged from hospital. Among those who wanted to add information, 37% mentioned having received early discharge, while 9% mentioned the inevitability of their RH. Conclusions: The relationship between discharge preparation and readmission seems worthy of attention and further investigation. The variety of dimensions in which patients feel difficulties points to the specificities of post-discharge needs. It is important to develop care transition plans tailored to each patient, involving them and anticipating their specific needs.
Descrição: Trabalho Final do Curso de Especialização em Administração Hospitalar
URI: http://hdl.handle.net/10362/96279
Aparece nas colecções:ENSP - Trabalhos Finais de Especialização em Administração Hospitalar

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