Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/94813| Title: | O empirismo Delicado e o romance na Educação para a Sustentabilidade |
| Author: | Valente, Mariana de Jesus Pedreira Pacheco Ilhéu, Maria Antónia |
| Issue Date: | 2019 |
| Publisher: | Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte |
| Abstract: | A educação para a sustentabilidade deve começar pela consciência da nossa ligação com o mundo natural. A ausência de experiência direta esensível com a natureza,dificulta a apreensão e compreensão dos fenómenos ambientais e da sua consequente relação com a vida humana. Neste texto exploramos os conceitos/métodos “empirismo delicado” de Goethe e “romance” de Whitehead, que introduzimos e aplicamos no projeto de Educação para a Sustentabilidade – ID Natura (Universidade de Évora). O trabalho desenvolvido com professores,investigadores e alunos, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, de Escolas de Évora, Portugal, alicerça-se numa vivência sensível em proximidade com o mundo natural, como suporte de conhecimento e desenvolvimento de uma consciência ambiental holística. Apresentamos alguns testemunhos sobre as vivências dos alunos nos quais encontramos ecos de “romance” e“empirismo delicado”.As experiências vividas e refletidas por todos iluminam o caminho para uma educação que liga as dimensões intelectual e sensível, na aventura do conhecimento e do reconhecimento de valores fundamentais para o cuidado da nossa casa comum, a Terra. |
| Description: | UID/HIS/04209/2019 SFRH/BPD/100638/2014 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/94813 |
| ISBN: | 978-989-54345-1-0 978-989-54345-1-0 |
| Appears in Collections: | FCSH: IHC - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| O_empirismo_Delicado_e_o_romance_na_Educa_o_para_a_Sustentabilidade.pdf | 807,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











