Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/94337
Título: A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
Autor: Trasfi, Jessica de Lima
Orientador: Antunes, Joana Lobo
Retrê, João
Pereira, Sérgio
Palavras-chave: Comunicação de Ciência
Adolescência
Astronomia
Aprendizagem participativa
Ensino secundário
Astronomy
Participatory learning
Science communication
Secondary education
Data de Defesa: 3-Fev-2020
Resumo: O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro.
The internship here portrayed falls within the scope of the Masters in Science Communication of the Faculty of Social and Human Sciences (FCSH) of NOVA University of Lisbon (UNL) and the Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). It was carried out in the Science Communication Group (GCC) of the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) and lasted three months. This practical component of the master's degree allowed me to develop a participatory learning project for adolescents outside the classroom, with the aim of capturing the interest and create awareness among high school students about astronomy. In parallel, it was also possible to follow the day-to-day of a nucleus veered to science communication. By integrating the GCC, it was possible to learn the entire process of developing science communication activities and projects, as well as the internal workings of the group. The knowledge acquired, together with what I learned during the master's degree, contributed to the development of the project here described, and also allowed me to gain experience in the area where I feel accomplished and where I intends to stay in the future.
URI: http://hdl.handle.net/10362/94337
Designação: Comunicação de Ciência
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A fuga do universo, uma aprendizagem participativa para adolesvetes - Relatório de Estágio Jessica Lima.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.