Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/93052
Title: Neologia de empresa: o Facebook como observatório de novas tendências em neologia
Author: Serrão, Cátia Rendas de Carvalho
Advisor: Lino, Maria Teresa Rijo da Fonseca
Keywords: Neologia multidimensional
Facebook
Neologia de empresa
Neologia semântica
Media sociais
(de)terminologização
Planeamento da língua
Empresas intermediárias de Internet
Company neology
Multidimensional neology
Semantic neology
(de)terminologization
Language planning
Internet intermediary companies
Social media
Defense Date: 18-Dec-2019
Abstract: Com a presente dissertação pretendemos evidenciar a empresa como agente colectivo e económico de neologia no contexto actual de crescente influência das principais empresas intermediárias de Internet na representação e uso das línguas a nível global. Para tal, assumimos o pressuposto da multidimensionalidade da noção de neologia, como conjunto aberto e diversificado de abordagens em torno da inovação lexical (da criação de palavras às indústrias da língua) [Boulanger, 1989], contextualizamos as empresas intermediárias de Internet, dando relevo aos serviços de media social, na história e evolução da Internet, e consideramos as noções de domínio de exploração e de parler d'entreprise estabelecidas por de Vecchi para abordar os reportórios “linguageiros” da(s) empresa(s) [1999-2015]. Tomamos como caso de estudo a neologia da Facebook Inc., enquanto empresa proprietária e operadora do serviço de rede social Facebook. Deste modo, propomo-nos abordar um tópico de estudo pouco abundante nas Linguística e Terminologia, a neologia do agente colectivo e económico empresa na sua dimensão pública, que designamos de neologia de empresa, e que aqui circunscrevemos ao conjunto variado de abordagens em torno da inovação lexical empreendidas por empresas globais associadas à comunicação online com vista à designação, operacionalidade, comunicação, difusão, comercialização, expansão, melhoria, sustentabilidade e rentabilização dos produtos e serviços que disponibilizam ao público. A neologia de empresa ganha relevância na actual praxis humana mediada por tecnologia e novos media, onde um conjunto de empresas globais associadas à comunicação online – criadoras, introdutoras e fornecedoras de ferramentas tornadas indispensáveis para a interacção e comunicação quotidiana dos indivíduos – ganha uma inédita importância pública que se estende à(s) língua(s) e ao linguístico, por meio de um conjunto de procedimentos de neologia planificada com vista à utilização quotidiana e alargada dos seus produtos e serviços e ao alcance dos seus objectivos empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10362/93052
Designation: Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade
Appears in Collections:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSERRAO_Dissertacao_Mestrado_repositorio.pdf4,22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.