Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/92540
Título: | O jovem cinema e o crepúsculo da ópera |
Outros títulos: | Young cinema and the twilight of operaon the Wagnerian heritage in Luís de Freitas Branco’s music for the film Frei Luís de Sousa (1950) |
Autor: | Silva, Manuel Pinto Deniz |
Palavras-chave: | Ópera e cinema Wagnerismo Frei Luís de Sousa António Lopes Ribeiro Luís de Freitas Branco Laurence Olivier William Walton Opera and cinema Wagnerism |
Data: | 2019 |
Resumo: | Este artigo propõe uma análise do uso da técnica do leitmotiv na música com- posta por Luís de Freitas Branco (1890-1955) para o filme Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro, 1950). Numa primeira parte, problematizamos a in- fluência dos modelos britânicos da época e em particular das adaptações shakespearianas de Laurence Olivier. Depois, tentamos compreender de que forma Freitas Branco procurou transferir para o contexto fílmico uma deter- minada relação entre música e narrativa herdada do “drama musical” wagne- riano, assim como o seu impacto na leitura política e estética que o filme faz da obra de Almeida Garrett. Enfim, partimos dos percursos cruzados de Freitas Branco e William Walton para interrogar de forma mais geral a relação entre ópera e cinema no período do pós-Segunda Guerra Mundial. This essay analyzes the use of the leitmotif technique in the music composed by Luís de Freitas Branco (1890-1955) for the film Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro, 1950). In the first part, we study the influence of British cinema and particularly of Laurence Olivier’s Shakespeare adaptations. Then, we investigate how Freitas Branco transfer-red to a cinematographic context a certain association between music and narrative inherited from the wagnerian music drama, and its impact on the film’s political and aesthetical interpretation of Almeida Garrett’s theatrical play. Finally, we consider both Freitas Branco’s and William Walton’s film music for a more general questioning of the connections between opera and cinema in the post-Second World War period. |
Descrição: | UID/EAT/00472/2019 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/92540 |
DOI: | https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10.24926 |
ISSN: | 2525-9105 |
Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
24926_Texto_do_artigo_48623_3_10_20200131.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.