Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/92540
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Manuel Pinto Deniz-
dc.date.accessioned2020-02-11T02:45:52Z-
dc.date.available2020-02-11T02:45:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2525-9105-
dc.identifier.otherPURE: 16602722-
dc.identifier.otherPURE UUID: 4b0684b5-f94d-40b6-aa9b-2671cf6c1782-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/92540-
dc.descriptionUID/EAT/00472/2019-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma análise do uso da técnica do leitmotiv na música com- posta por Luís de Freitas Branco (1890-1955) para o filme Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro, 1950). Numa primeira parte, problematizamos a in- fluência dos modelos britânicos da época e em particular das adaptações shakespearianas de Laurence Olivier. Depois, tentamos compreender de que forma Freitas Branco procurou transferir para o contexto fílmico uma deter- minada relação entre música e narrativa herdada do “drama musical” wagne- riano, assim como o seu impacto na leitura política e estética que o filme faz da obra de Almeida Garrett. Enfim, partimos dos percursos cruzados de Freitas Branco e William Walton para interrogar de forma mais geral a relação entre ópera e cinema no período do pós-Segunda Guerra Mundial. This essay analyzes the use of the leitmotif technique in the music composed by Luís de Freitas Branco (1890-1955) for the film Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro, 1950). In the first part, we study the influence of British cinema and particularly of Laurence Olivier’s Shakespeare adaptations. Then, we investigate how Freitas Branco transfer-red to a cinematographic context a certain association between music and narrative inherited from the wagnerian music drama, and its impact on the film’s political and aesthetical interpretation of Almeida Garrett’s theatrical play. Finally, we consider both Freitas Branco’s and William Walton’s film music for a more general questioning of the connections between opera and cinema in the post-Second World War period.en
dc.format.extent30-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectÓpera e cinema-
dc.subjectWagnerismo-
dc.subjectFrei Luís de Sousa-
dc.subjectAntónio Lopes Ribeiro-
dc.subjectLuís de Freitas Branco-
dc.subjectLaurence Olivier-
dc.subjectWilliam Walton-
dc.subjectOpera and cinema-
dc.subjectWagnerism-
dc.titleO jovem cinema e o crepúsculo da ópera-
dc.title.alternativeYoung cinema and the twilight of operaon the Wagnerian heritage in Luís de Freitas Branco’s music for the film Frei Luís de Sousa (1950)en
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage60-
degois.publication.issueÓpera, Tecnologia e Novos Media-
degois.publication.lastPage90-
degois.publication.titleDramaturgias-
degois.publication.volume10-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10.24926-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitlesobre a herança wagneriana na música de Luís de Freitas Branco para o filme Frei Luís de Sousa (1950)-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24926_Texto_do_artigo_48623_3_10_20200131.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.