Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/91286
Título: O sentimento de (in)segurança nas escolas públicas
Outros títulos: o caso do concelho de Loures
Autor: Cambim, Nuno Manuel Pires
Orientador: Santos, Sofia
Palavras-chave: Segurança escolar
Comunidade escolar
Violência escolar
Estatuto do aluno
Concelho de Loures
School safety
School community
School violence
Student status
Loures county
Data de Defesa: 16-Dez-2019
Resumo: The security of the school community and the feeling of insecurity experienced in several situations is currently a growing concern for the democratic state. As a result, many national and international institutions struggle and have on their agenda the prevention against this issue. In Portugal, every year, the cases of school violence that are prominent in the media are not rare. For the distracted people, a simple and brief search on social networks is enough to immediately find hundreds of cases of school violence. However, this does not mean that public schools are generally unsafe places, but there are factors and situations that somehow contribute to the increasing feeling of insecurity. In this dissertation we will proceed to a framework of the theme and the conceptualization of relevant factors that generate the feeling of insecurity. We aim to analyze the typology of measures to prevent and combat violence and school insecurity, as well as to understand how the feeling of insecurity is revealed in Loures County. This study presents itself essentially with a strong social responsibility for the security and economic welfare to the community of our county.
A segurança da comunidade escolar e o sentimento de insegurança que se experiencia, em diversas situações, constitui atualmente, uma crescente preocupação do Estado de Direito. Por este facto, muitas são as instituições nacionais e internacionais que têm nas suas agendas a prevenção e o combate a esta problemática. Em Portugal, todos os anos, não são raros os casos de violência escolar que são motivo de destaque nos meios de comunicação social. Para os mais distraídos basta uma simples e breve pesquisa nas redes sociais para de imediato constatar centenas de casos de violência escolar. No entanto, isto não significa que as escolas públicas sejam, na sua generalidade, locais inseguros, o que se verifica são fatores e situações que, de alguma forma, contribuem para a sensação de um aumento do sentimento de insegurança. Na presente dissertação iremos proceder a um enquadramento da temática e à conceptualização de fatores relevantes, geradores do sentimento de insegurança. Pretendemos analisar a tipologia das medidas de prevenção e de combate à violência e insegurança escolar, assim como compreender de que forma o sentimento de insegurança se revela no Concelho de Loures. Este estudo apresenta-se essencialmente com uma forte responsabilidade social, pelo bem-estar securitário e económico de toda a comunidade do nosso Concelho.
URI: http://hdl.handle.net/10362/91286
Designação: Mestrado em Direito e Segurança
Aparece nas colecções:FD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cambim_2019.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.