Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/91286| Título: | O sentimento de (in)segurança nas escolas públicas |
| Outros títulos: | o caso do concelho de Loures |
| Autor: | Cambim, Nuno Manuel Pires |
| Orientador: | Santos, Sofia |
| Palavras-chave: | Segurança escolar Comunidade escolar Violência escolar Estatuto do aluno Concelho de Loures School safety School community School violence Student status Loures county |
| Data de Defesa: | 16-Dez-2019 |
| Resumo: | The security of the school community and the feeling of insecurity experienced in several situations is currently a growing concern for the democratic state. As a result, many national and international institutions struggle and have on their agenda the prevention against this issue.
In Portugal, every year, the cases of school violence that are prominent in the media are not rare. For the distracted people, a simple and brief search on social networks is enough to immediately find hundreds of cases of school violence. However, this does not mean that public schools are generally unsafe places, but there are factors and situations that somehow contribute to the increasing feeling of insecurity.
In this dissertation we will proceed to a framework of the theme and the conceptualization of relevant factors that generate the feeling of insecurity. We aim to analyze the typology of measures to prevent and combat violence and school insecurity, as well as to understand how the feeling of insecurity is revealed in Loures County.
This study presents itself essentially with a strong social responsibility for the security and economic welfare to the community of our county. A segurança da comunidade escolar e o sentimento de insegurança que se experiencia, em diversas situações, constitui atualmente, uma crescente preocupação do Estado de Direito. Por este facto, muitas são as instituições nacionais e internacionais que têm nas suas agendas a prevenção e o combate a esta problemática. Em Portugal, todos os anos, não são raros os casos de violência escolar que são motivo de destaque nos meios de comunicação social. Para os mais distraídos basta uma simples e breve pesquisa nas redes sociais para de imediato constatar centenas de casos de violência escolar. No entanto, isto não significa que as escolas públicas sejam, na sua generalidade, locais inseguros, o que se verifica são fatores e situações que, de alguma forma, contribuem para a sensação de um aumento do sentimento de insegurança. Na presente dissertação iremos proceder a um enquadramento da temática e à conceptualização de fatores relevantes, geradores do sentimento de insegurança. Pretendemos analisar a tipologia das medidas de prevenção e de combate à violência e insegurança escolar, assim como compreender de que forma o sentimento de insegurança se revela no Concelho de Loures. Este estudo apresenta-se essencialmente com uma forte responsabilidade social, pelo bem-estar securitário e económico de toda a comunidade do nosso Concelho. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/91286 |
| Designação: | Mestrado em Direito e Segurança |
| Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cambim_2019.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











