Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/91277
Título: From the Margins of the Periphery: Female Voices from Brazil´s and Portugal´s Hip Hop Scene
Autor: Lupati, Federica
Palavras-chave: Portuguese rap
Brazilian rap
Female rappers
Women’s voices
Male domination
Hip hop culture
Cultura hip hop
Rap em Portugal
Rap no Brasil
Mulheres rappers
Vozes femininas
Data de Defesa: 18-Nov-2019
Descrição: This research responds to the need to fill the void in terms of studies and scholarships on female rappers from Portugal and Brazil. Addressing issues such as racism, patriarchy, male hegemony and the silencing or underestimation of women’s contributions to the building and evolution of rap both in Portugal and Brazil, the aim is to offer a space where these issues can be discussed, while also acknowledging and understanding the works and experience of female performers. In addition to this, the present work aims at discussing the social, cultural and politcal importance of hip hop as a marginal, yet global, contemporary practice and its evolution into a mass-mediatic culture. Hip hop’s contribution to the building of new individual and collective identities, its unapologetic narratives and revolutionary messages are here understood as tools that contribute to the understanding of the dynamics that agitate the social and creative realities of today’s post-modern and post-colonial world. Through a methodological approach that looks at interdisciplinarity as its main feature, this work borrows its core ideas from fields such as Cultural Studies, Hip Hop Studies, Gender Studies, Feminist Theory, among many others, as well as from the informal conversations that I have been recording throughout these years with Portuguese rappers Capicua, Telma TVon, Mynda Guevara, and Brazilian rappers Samantha Muleka, Rose MC, Keli Rosa and Sharylaine. Despite the fact some interviews did not make it to this final text, they were all fundamental to it.
Esta pesquisa responde à necessidade de preencher o vazio em termos de estudos e investigações sobre rappers femininas desde Portugal e Brasil. Abordando questões como o racismo, o patriarcado, a hegemonia masculina e o silenciamento ou menosprezo das contribuições dadas por mulheres na construção e evolução da cultura hip hop, quer em Portugal, quer no Brasil, o objetivo é de criar aqui um espaço onde estas questões sejam discutidas, ao passo que são compreendidos e reconhecidos os trabalhos e as experiências dessas intérpretes femininas. adicionalmente, a presente investigação visa debater a relevância social, política e cultural da cultura hip hop como prática marginal, e ainda assim global. As contribuições dadas pelo hip hop à construção de novas identidades individuais e coletivas, as suas narrativas não apologéticas e as suas mensagens revolucionárias são aqui interpretados como ferramentas que ajudam a entender as dinâmicas que agitam as realidades sociais e criativas do atual mundo pós-moderno e pós-colonial. Através duma abordagem metodológica que olha para a interdisciplinaridade como a sua principal característica, as ideias centrais a este trabalho inspiramse a campos como os Estudos Culturais, a Sociologia, os Estudos de Hip Hop, os Estudos de Género, a Teoria Feminista, dentro de muitos outros, assim como às conversas informais gravadas ao longo destes anos com as rappers portuguesas Capicua, Telma TVon e Mynda Guevara e as rappers brasileiras Samantha Muleka, Rose MC, Keli Rosa e Sharylaine. Apesar de que algumas gravações não chegaram a ser incluídas neste texto, todas foram fundamentais para a sua construção.
URI: http://hdl.handle.net/10362/91277
Designação: Estudos Portugueses
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutoramento Lupati.pdf3,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.