Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/89715
Título: Práticas e representações acerca da retenção escolar
Autor: Santana, Maria Raquel Rodrigues
Orientador: Almeida, Sílvia
Palavras-chave: Diretores escolares
Professores
Alunos
Encarregados de educação
Representações Sociais
Retenção Escolar
Envolvimento parental
Principals
Teachers
Students
Parents
Social Representations
Grade Retention
Parental Involvement
Data de Defesa: 1-Out-2019
Resumo: A retenção escolar é assumida como uma problemática dos sistemas de ensino sendo que no nosso país assume as taxas mais altas dos países analisados pela OCDE. Portugal apresenta também grandes disparidades em termos territoriais no que respeita às características socioeconómicas, ao desempenho escolar dos alunos e às taxas de retenção escolar sendo estas características mais acentuadas negativamente no interior. A recorrente aplicação da medida de retenção pode ser explicada pelo facto de a representação acerca do seu benefício estar enraizada na cultura escolar. Os objetivos centrais do presente estudo são identificar as representações dos diferentes atores (diretores, alunos, encarregados de educação (EE) e professores) acerca da retenção escolar em nove agrupamentos de escola da Região do Alentejo bem como comparar essas mesmas representações entre os diferentes atores, entre os diretores dos agrupamentos de acordo com os clusters onde se inserem e entre os professores de acordo com o seu ciclo de lecionação. Para tal, foi selecionada uma metodologia de investigação mista partindo de uma análise de clusters para a constituição da amostra, constituída por quatro grupos: 9 diretores escolares, 30 alunos, 30 EE e 313 professores tendo-se obtido as representações dos primeiros três grupos através de uma entrevista e do quarto grupo através de um questionário. Para a análise dos resultados foi usado o método da análise de conteúdo para as entrevistas e usado o método de análise estatística e de conteúdo para o questionário. Os resultados indicam a existência de flexibilização na aplicação da medida de retenção e o facto de a decisão assentar na análise de critérios subjetivos. Para os alunos e professores a medida é benéfica e entendida como corretiva/punitiva. Pelos alunos e EE é entendida como justa. Os motivos de retenção relacionam-se com os alunos ou família/contexto o que reforça a importância da adoção de medidas específicas a cada contexto. São reconhecidas formas de envolvimento entre os EE e a escola nomeadamente a comunicação, apesar de os motivos da mesma poderem constituir uma barreira. O apoio ao estudo é a medida mais recorrentemente aplicada sendo considerada como ineficaz o que nos faz refletir sobre se a superação das dificuldades do aluno não ficou aquém do que seria expectável. O encaminhamento dos alunos com retenções repetidas para outra oferta formativa é considerado ser a melhor solução para concluir a escolaridade obrigatória. Os resultados relativos à visão face à retenção escolar dos diretores e professores não são conclusivos. Nas lideranças escolares existem representações opostas e estas podem determinar a forma de atuação do agrupamento perante a retenção ou insucesso escolar. Pelos EE são adotadas medidas de apoio ao educando após a 1ª retenção, ainda assim a manutenção ou a desistência das mesmas após a 2ª retenção pode indicar impossibilidade ou incapacidade e até mesmo conformismo e falta de investimento do EE perante o insucesso reiterado do educando. As expectativas e aspirações futuras dos alunos e EE não vão para além da conclusão da escolaridade obrigatória e procurar um emprego indicando o baixo valor atribuído à escola.
Grade retention is considered a problem in the educational system and, in our country, it is among the highest rates of countries surveyed by the OECD. Portugal also has large territorial disparities in terms of socioeconomic characteristics, students’ school performance and school retention rates. Reapplying retention can be considered beneficial since it is an idea which has been rooted in school culture. The main goals of the present study are to identify the representations of the different actors (principals, students, parents and teachers) regarding school retention in nine schools of the Alentejo Region; as well, to compare these same representations among the different actors namely principals of school clusters and teachers according to their teaching cycle. To this end, a mixed research methodology was selected based on a cluster consisting of four groups: 9 school principals, 30 students, 30 parents and 313 teachers. Representations of the first three groups were obtained through an interview and the fourth group through a questionnaire. For the analysis of the results we used the content analysis method for the interviews and the statistical and content analysis method for the questionnaire. The results indicate the existence of flexibility in the application of retention and the fact that the decision is based on the analysis of subjective criteria. For students and teachers grade retention is useful and understood as corrective / punitive. For students and parents it is understood as fair. The reasons for retention are related to student or family / context variables, which reinforces the importance of adopting measures specific to each context. Communication is recognized as a form of involvement between parents and school, although it can be a barrier to this involvement. Study support is the most frequently applied measure and is considered ineffective making us wonder if their academic success has not been compromised due to the recurring application of study support. Repeated retention students are referenced to other alternatives rather than regular education because they are considered the best solution to complete compulsory education (high education). On behalf of principals and teachers’ views on grade retention they are inconclusive. In school leadership there are opposite representations, and these may determine the way of acting in grade retention and school failure. Supportive measures are taken by parents after the first retention but maintaining or giving up after the second retention may indicate impossibility or incapacity and even parental compliance and lack of investment in the student's repeated failure. Expectations and future aspirations of students and parents do not go beyond compulsory education and getting a job; thus, revealing the low value attributed to the school.
URI: http://hdl.handle.net/10362/89715
Designação: Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

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