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http://hdl.handle.net/10362/82272
Título: | Platão e o Problema da Metaxy como Determinação Fundamental |
Autor: | Oliveira, Samuel José Gambito de |
Orientador: | Carvalho, Mário Jorge Pereira de Almeida |
Data de Defesa: | 29-Mar-2019 |
Resumo: | Esta dissertação explora o conceito de μεταξύ no Corpus Platonicum e discute
até que ponto se pode entendê-la como uma – ou mesmo a – determinação fundamental
quer dos textos de Platão quer do nosso próprio modo de ser. Procura-se acompanhar a
vasta complexidade dos sentidos do termo “μεταξύ” e dos contextos (gnosiológico,
ontológico, etc.) em que é chamado a desempenhar um papel mais ou menos
determinante. Num primeiro momento, foca-se o que se pode designar como um
“μεταξύ não-terminológico”, que abrange tanto os usos de carácter mais avulso e “vago”
(em que não há um tratamento tão aturado da noção) e os usos em que o μεταξύ é
objecto de uma análise mais aprofundada, que acaba por desenhar determinados
modelos de compreensão da noção. Num segundo momento, explora-se um uso
“terminológico” do μεταξύ, em que o conceito é claramente posto no centro das
investigações de Platão e exprime algo como um terminus technicus. Desta exploração
resulta aquilo a que podemos chamar cinco modalidades fundamentais de “μεταξύ
terminológico”: o μεταξὺ θνητοῦ καὶ ἀθανάτου, o μεταξὺ σοφίας καὶ ἀμαθίας, o μεταξὺ
τοῦ ὄντος καὶ τοῦ μὴ ὄντος, o μεταξὺ καλοῦ καὶ αἰσχροῦ e o μεταξὺ ἀγαθοῦ καὶ κακοῦ.
Isto dá lugar a uma tarefa complexa: a) identificar os passos do Corpus Platonicum em
que as referidas modalidades desempenham um papel relevante, b) analisar a natureza
de cada uma das modalidades em particular e ainda c) compreender os nexos entre elas.
A respeito deste último ponto, o Corpus põe em relevo a existência de “isomorfias” ou
afinidades estruturais entre as diferentes modalidades de μεταξύ no sentido
“terminológico”. Mas, para além disso, chama também a atenção para algo como uma
matriz formal única do μεταξύ (constante e omnipresente), de que todas as modalidades
constituem casos ou momentos, por assim dizer. Tenta-se captar tal matriz a partir do
discurso de Sócrates/Diotima no Symposium, designadamente a partir da descrição
mitológica do δαίμων Ἔρως como algo proveniente da junção entre Πενία e Πόρος. De
facto, esta descrição levanta a possibilidade de cada um de nós corresponder a um
acontecimento de múltiplos feixes de tensão desiderativa em tudo semelhantes a Ἔρως.
Estes feixes de tensão definem-se precisamente pelo seu modo de ser μεταξύ – e tanto
quer dizer: por estarem constitutivamente dirigidos ao πόρος de si mesmos sc. ao
superlativo (ἀθάνατον, σοφία, ὄν, καλόν e ἀγαθόν). De tudo isto resultam, então, duas
coisas: por um lado, a possibilidade de cada um de nós ser feito justamente de μεταξύ
sc. de corresponder a uma perspectiva totalmente “imersa” em μεταξύ, de sorte que é
propriamente esta determinação que traduz o nosso “paradeiro” e desempenha o papelchave
em tudo aquilo com que estamos em contacto. Mas, por outro lado, o facto de
esse “paradeiro” estar, de raiz, votado a um superlativo (sc. a um núcleo superlativo de
superlativos) faz que o próprio superlativo corresponda, se assim se pode dizer, à
determinação-chave da determinação-chave (i.e. do μεταξύ). This dissertation explores the concept of μεταξύ in the Corpus Platonicum and discusses up to what point it can be interpreted as a – or even the – fundamental determination both of Plato’s texts and of our own way of being. It seeks to follow the vast and complex set of meanings of the term “μεταξύ” and of the contexts (gnoseological, ontological, etc.) where it is asked to play a more or less decisive role. Initially, there is a focus on what could be termed a “non-terminological μεταξύ”, which covers both the μεταξύ understood in a rather “loose” sense (where there is not such a thorough handling of the concept) and the μεταξύ as the subject of a more detailed analysis, which ends up outlining certain models of understanding of the notion. At a second stage, we explore a “terminological” use of μεταξύ, where the concept is clearly given a central role in Plato’s investigations and expresses something like a terminus technicus. From this exploration arises what one could call five fundamental modalities of “terminological μεταξύ”: μεταξὺ θνητοῦ καὶ ἀθανάτου, μεταξὺ σοφίας καὶ ἀμαθίας, μεταξὺ τοῦ ὄντος καὶ τοῦ μὴ ὄντος, μεταξὺ καλοῦ καὶ αἰσχροῦ and μεταξὺ ἀγαθοῦ καὶ κακοῦ. This gives rise to a complex task: a) to identify the passages in the Corpus Platonicum where the above-mentioned modalities play a significant role, b) to analyse the nature of each one of them taken separately and also c) to understand the links between them. Regarding this last point, the Corpus highlights the existence of “isomorphisms”, viz. structural affinities among the various modalities of μεταξύ in the “terminological” sense. But, in addition to this, it calls one attention to something like a single formal core of μεταξύ (constant and omnipresent), of which all the modalities constitute cases or moments, so to say. We try to perceive this same core in Socrates/Diotima’s discourse in the Symposium, namely in the mythological description of the δαίμων Ἔρως as something arising from the joining of Πενία and Πόρος. In fact, this description raises the possibility of each one of us corresponding to the conjunction of multiple desiderative tensions similar in every respect to Ἔρως. These tensions are precisely defined for their μεταξύ way of being – and that also means: for being constitutively directed towards the πόρος of themselves, sc. towards the superlative (i.e. towards ἀθάνατον, σοφία, ὄν, καλόν and ἀγαθόν). All this results in two things: on one hand, the possibility of each one of us consisting exactly in μεταξύ, viz. in a perspective totally “immersed” in μεταξύ, so that it is precisely this determination that spells out our “whereabouts” and plays the key-role in everything with which we are in contact. But, on the other hand, the fact that our “whereabouts” is intrinsically directed towards a superlative (viz. a superlative core of superlatives) results in this same superlative corresponding, so to say, to the key-determination of the key-determination (i.e. of the μεταξύ). |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/82272 |
Designação: | Filosofia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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