Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/7936
Title: | O regresso da filosofia da educação: novos desafios para uma velha disciplina |
Author: | Benardo, Luís Manuel A. V. |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | Colibri |
Abstract: | Quando, no final do século passado, Philippe Meirieu e Michel Develay, dois dos principais mentores da pedagogia francesa, reconheciam a necessidade de voltar a pensar a educação, com o Emílio de Rousseau, ou seja, filosoficamente, davam crédito, científico e institucional, a um apelo, disseminado na sociedade, e recorrente, entre os agentes educativos, à urgência de repensar, na sua totalidade, o sistema educativo. Para o filósofo, só surpreende o tempo que se levou, no domínio das Ciências da Educação, a reconhecer a inevitabilidade da máxima, enunciada claramente por Michel Foucault, de que não se escapa aos fundamentos. Todavia, o facto reveste-se de especial significado histórico, pela resistência que o meio intelectual francês ofereceu, durante quase um século, à prática da Filosofia da Educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/7936 |
ISSN: | 0871-2778 |
Appears in Collections: | Revista da FCSH - 2001 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RFCSH14_203_210_RUN.pdf | 7,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.