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dc.contributor.authorMaciel, Manuel Justino-
dc.date.accessioned2012-07-17T15:51:51Z-
dc.date.available2012-07-17T15:51:51Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.issn08712778-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7473-
dc.description.abstractA História da Arte dá conta de que, desde a Pré-história, o Homem revela a capacidade de fransferir dos objectos que o circundam, por abstracção, idéias significantes que fransforma em símbolos. São referenciais de signos que, muitas vezes, se transformam em atributos de deuses ou de heróis. Esses signos são, por natureza, dinâmicos, adaptando-se às circunstâncias dos lugares e dos tempos em que sobrevivem, exprimindo- -se em continuidade. Uma das situações em que podemos constatar esta realidade é a representação do chamado tetramorfo. A palavra significa quatro formas e o seu ponto de chegada significante, em duração contínua, é constituir- -se como signo, símbolo e atiibuto dos Quatro Evangelhos, de acordo com a interpretação que o primitivo Cristianismo fez dos quatro viventes que rodeiam o Trono de Deus, segundo o discurso do Livro do Apocalipse: Diante do Trono havia ainda como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e no meio e em redor do Trono, quatro viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro era semelhante a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como que de homem e o quarto era semelhante a uma águia voandopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherColibripor
dc.relation.ispartofseries12;-
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleUm signo do tetramorfo na antiguidade tardia portuguesapor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage353por
degois.publication.lastPage364por
Aparece nas colecções:Revista da FCSH -1998

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