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http://hdl.handle.net/10362/69919| Título: | A comunicação como um negócio: jornalismo empresarial X relações públicas |
| Autor: | Barros, Anne Carolyne Carlos |
| Orientador: | Ferreira, Ivone Silva, Marisa Torres da |
| Palavras-chave: | Assessoria de imprensa Jornalismo Jornalismo empresarial Relações públicas Corporate journalism Public relations Press agent Journalism |
| Data de Defesa: | 29-Mar-2019 |
| Resumo: | O cenário da comunicação agrega novas possibilidades no processo de transmissão de
informação e construção de notícia em múltiplas perspectivas. No ambiente organizacional, a
atuação de jornalistas representa um aspecto singular do campo limítrofe entre as atividades
do jornalismo e as funções das relações públicas, no espaço comum do jornalismo
empresarial. Por isso, com este trabalho, buscamos promover o debate e compreender o
enquadramento desta disciplina mediante a amplitude de terminologias, as tradições distintas
por espaços geográficos, os perfis profissionais, o cruzamento de práticas similares e/ou
associadas e até mesmo por linhas de pesquisa distintas dentro da comunicação. Após, a
exposição literária, observamos que o jornalismo empresarial não existe em Portugal por
representar designação e área científica dentro do terreno das relações públicas; enquanto no
quadro brasileiro, a disciplina se aproxima do jornalismo pelo perfil do profissional e o
regimento do órgão nacional de classe – o que oportuniza uma caracterização de jornalismo.
O presente estudo contribui assim para mais uma revisão de fundamentos no campo da
comunicação social, em vistas à diversidade e à riqueza de práticas e conceitos
similares/híbridos/sobrepostos. The current scenario of communication adds new possibilities to the process of providing information and making news in multiple perspectives. In an organizational environment the work of journalists represents a unique aspect of the borderline between activities of journalism and functions of public relations, in the common space of corporate journalism. With this study, we seek to promote debate and understand the frame of this discipline through the range of terminologies, distinct traditions by geographical territories, professional profiles, the cross-over of similar and/or associated practices and even different lines of research within the communication. After the review of literature, we remark that corporate journalism does not exist in Portugal because it represents a designation and a scientific area within the field of public relations; while in the Brazilian context, this discipline approaches journalism because of the professionals’ profile and the statute of a national class agency - which allows the description as part of journalism. The present study contributes as a review of fundaments in the field of social communication, among the diversity and abundance of similar/hybrid/pairing concepts and practices. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/69919 |
| Designação: | Ciências da Comunicação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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