Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/69919
Título: A comunicação como um negócio: jornalismo empresarial X relações públicas
Autor: Barros, Anne Carolyne Carlos
Orientador: Ferreira, Ivone
Silva, Marisa Torres da
Palavras-chave: Assessoria de imprensa
Jornalismo
Jornalismo empresarial
Relações públicas
Corporate journalism
Public relations
Press agent
Journalism
Data de Defesa: 29-Mar-2019
Resumo: O cenário da comunicação agrega novas possibilidades no processo de transmissão de informação e construção de notícia em múltiplas perspectivas. No ambiente organizacional, a atuação de jornalistas representa um aspecto singular do campo limítrofe entre as atividades do jornalismo e as funções das relações públicas, no espaço comum do jornalismo empresarial. Por isso, com este trabalho, buscamos promover o debate e compreender o enquadramento desta disciplina mediante a amplitude de terminologias, as tradições distintas por espaços geográficos, os perfis profissionais, o cruzamento de práticas similares e/ou associadas e até mesmo por linhas de pesquisa distintas dentro da comunicação. Após, a exposição literária, observamos que o jornalismo empresarial não existe em Portugal por representar designação e área científica dentro do terreno das relações públicas; enquanto no quadro brasileiro, a disciplina se aproxima do jornalismo pelo perfil do profissional e o regimento do órgão nacional de classe – o que oportuniza uma caracterização de jornalismo. O presente estudo contribui assim para mais uma revisão de fundamentos no campo da comunicação social, em vistas à diversidade e à riqueza de práticas e conceitos similares/híbridos/sobrepostos.
The current scenario of communication adds new possibilities to the process of providing information and making news in multiple perspectives. In an organizational environment the work of journalists represents a unique aspect of the borderline between activities of journalism and functions of public relations, in the common space of corporate journalism. With this study, we seek to promote debate and understand the frame of this discipline through the range of terminologies, distinct traditions by geographical territories, professional profiles, the cross-over of similar and/or associated practices and even different lines of research within the communication. After the review of literature, we remark that corporate journalism does not exist in Portugal because it represents a designation and a scientific area within the field of public relations; while in the Brazilian context, this discipline approaches journalism because of the professionals’ profile and the statute of a national class agency - which allows the description as part of journalism. The present study contributes as a review of fundaments in the field of social communication, among the diversity and abundance of similar/hybrid/pairing concepts and practices.
URI: http://hdl.handle.net/10362/69919
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

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