Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/69914
Título: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NUM PROJETO DE EQUIDADE SOCIAL
Autor: Perdigão, Rute Isabel Ramos
Orientador: Justino, David
Palavras-chave: Educação
Igualdade de oportunidades
Cultura organizacional escolar
Culturas profissionais docentes
Sistema de liderança
Administração educacional,
Eficácia de escola
Melhoria (qualificação) educacional
Eficiência
Equidade
organizational school culture,
Professional teachers’ culture
Leadership systems
Educational administration
School effectiveness
Educational improvement (qualifying)
Efficiency
Equity
Equal opportunities
Data de Defesa: 4-Jul-2017
Resumo: O estudo denominado “Agrupamentos e Culturas Escolares – Organização escolar num projeto de equidade social” pretende estudar o fenómeno dos agrupamentos de escolas com a agregação e convivência de diferentes culturas escolares e culturas profissionais docentes. Procura, igualmente, relacionar o impacto do reordenamento da rede educativa com o aumento da escala organizacional e de uma melhor afetação e rentabilização de recursos, racionalização das ofertas e das soluções educativas. O agrupamento, enquanto unidade organizacional provida de diversas culturas escolares, integra um sistema de liderança que potencia uma capacidade organizacional de mobilização das diferentes culturas profissionais docentes na procura por uma identidade e cultura próprias, na prossecução dos objetivos comuns de uma visão/missão partilhada e de uma maior coerência do projeto educativo (verticalização de percursos educativos e organização pedagógica de trajetos escolares) em torno da equidade social, igualdade de oportunidades, na promoção da formação e sucesso pessoal, social e profissional dos alunos. Esta nova realidade organizacional desafia os seus atores para novas lógicas de ação e de sociabilidade e incorpora metas por excelência: a eficácia e a eficiência. Pretendemos compreender e explicar como se expressam e refazem essas culturas, as dinâmicas que esses processos de mudança organizacional sustentam, os bloqueios que não raramente se manifestam através do conflito, do mal-estar ou da resignação e desmotivação dos atores. É nestes processos de mudança organizacional escolar que emergem as lideranças capazes de apontar um propósito e de mobilizar os recursos para a sua prossecução, mas também onde despontam dirigentes que se escudam na prática burocrática como forma de disfarçar a sua incapacidade de mudar. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que incorpora um estudo exploratório a agrupamentos de tipologia vertical e horizontal e a escolas não-agrupadas e, posteriormente, uma rede de casos correspondente a cinco agrupamentos verticais. A metodologia selecionada traduziu-se na realização e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a diretores e a docentes de diferentes níveis e ciclos de ensino, representativos de distintos grupos profissionais docentes; na análise documental a dispositivos de conceção e planificação do currículo, de execução da ação educativa: Projeto Educativo, Regulamento Interno, Carta de Missão, Relatório de Avaliação externa e outros documentos; e na observação de elementos organizacionais (planta da sala, composição, representatividade) e dinâmicas sociológicas no Conselho Pedagógico de cada unidade orgânica. Os resultados revelam que os agrupamentos de escolas efetivam, na agregação de diferentes culturas escolares, a ação colaborativa entre distintas culturas profissionais docentes e de um sistema de liderança em prol da articulação, sequencialidade e qualificação das aprendizagens.
This thesis ‘School Clusters and School Cultures – School organization in social equity project’ aims to study the phenomenon of school clusters looking at the aggregation and acquaintanceship of different school cultures and professional teachers’ cultures. It also aims to relate the impact of the reordering of the educational network with the increased organizational scale, resources optimization, streamlining of the offers and educational solutions. The cluster (as an organizational unit with its own administration and management bodies) is equipped with professional cultures, a leadership system that allows an organisational capacity able to pursuit the common goals of a shared vision/mission and a greater coherence of the educational project (a verticalization and pedagogical organization of the educational pathways) around social equity, equal opportunities and the increase of compulsory education in personal training, promotion of personal, social and professional students success. This new organizational reality challenges its actors with new logics of action and sociability and incorporates goals for excellence: effectiveness and efficiency. This is a qualitative research that includes an exploratory study in school clusters of vertical and horizontal typology and in non-grouped schools at a first stage and, later, presents a network of study cases in five vertical school clusters. The methodological strategy was: content analysis of semi-structured interviews to directors and teachers of different levels and cycles of education, representative of different professional teachers cultures; documental analysis of the curriculum design and planning and of implementation of the educational process (Educational Project, Internal Regulation, Letter of Mission, External Evaluation Report and other documents); and in the observation of organizational elements (classroom plan, composition, representativeness) and sociological dynamics in the Pedagogical Council of each organic unit. The results show that, considering the aggregation of different school cultures, groupings schools enabled a collaborative action between different professional teachers cultures and a system of leadership and that enables learning articulation, continuity and qualification.
URI: http://hdl.handle.net/10362/69914
Designação: Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_RUTE_PERDIGAO_VOLUME_I.pdf7,97 MBAdobe PDFVer/Abrir
TESE_RUTE_PERDIGAO_VOLUME_II.pdf19,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.