Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/68158
Título: Modelo didático do artigo de opinião:
Autor: Rosa, Rute
Ricciardi, Natalia
Data: Jan-2019
Resumo: Inscrevendo-se no âmbito da Linguística do Texto e privilegiando o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, [1997] 1999), bem como os princípios da Didática dos Géneros (Dolz & Schneuwly, 2004), esta proposta foca o contributo da didatização do artigo de opinião para o conhecimento explícito do funcionamento da língua.Para o ISD, os géneros são instrumentos reguladores das práticas comunicativas humanas, constituindo formatos interiorizados a partir das práticas textuais dos falantes. Entendidos como modelos pré-construídos, os géneros são historicamente e culturalmente marcados e estão associados às atividades da vida social e, por isso, refletem os usos da língua nas diferentes esferas de atividade (Bronckart, 2008; Miranda, 2012). Nesta perspetiva, os géneros como instrumentos didáticos permitem a aprendizagem da língua nas suas diferentes esferas de utilização, contribuindo, assim, para o incremento do conhecimento explícito do funcionamento da língua. Para atingir o objetivo a que nos propomos, apresentamos um modelo didático do artigo de opinião, a partir da análise de um corpus constituído por oito exemplares do género, recolhidos em 2018. Em termos metodológicos, privilegiamos uma abordagem descendente (Voloshinov, [1929] 1977), partindo das atividades e parâmetros contextuais, seguindo-se o linguístico, considerando a organização temática, ou seja, o plano de texto, os tipos discursivos privilegiados, bem como as vozes que neles assumem responsabilidade enunciativa (Adam, 2008; Bronckart, [1997] 1999). Assim, o modelo didático proposto contempla duas dimensões que se intersetam: contextual e composicional. Na dimensão contextual, evidenciamos o funcionamento social do género, os objetivos comunicativos e os parâmetros contextuais. Na dimensão composicional, sublinhamos a organização dos conteúdos, bem como a configuração linguística das vozes dos autores empíricos e dos tipos discursivos da ordem do expor, destacando-se a presença do discurso interativo em momentos específicos do plano texto, essencial para o conhecimento da expressão linguística de pontos de vista em português.
Descrição: UID/LIN/03213/2013 PD/BD/113974/2015
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/68158
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências nacionais

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