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http://hdl.handle.net/10362/68010
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rosa, Rute | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T22:03:21Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T22:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-09 | - |
dc.identifier.other | PURE: 12346676 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: c26e04ae-18d1-4497-a565-d1a0e942dcda | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/68010 | - |
dc.description | UID/LIN/03213/2013 PD/BD/113974/2015 | - |
dc.description.abstract | Inscrevendo-se no âmbito da Linguística do Texto e privilegiando o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, [1997] 1999), esta proposta enquadra-se num projetode investigação em curso, no qual focamos as relações entre géneros de texto e a configuração linguística dos tipos discursivos em português europeu. Para o ISD, a produção de qualquer texto implica a seleção e adaptação de um modelo de género, cuja estruturação geral depende das atividades humanas a que está associado (Bronckart, 2008; Miranda, 2012). Além disso, defende-se que, independentemente do género a que pertençam, os textos são constituídos por diferentes segmentos classificados em tipos discursivos (Bronckart, [1997] 1999). Os tipos discursivos são, simultaneamente, operações psicológicas e operações discursivas, correspondendo, no plano abstrato, a arquétipos psicológicos e, no nível concreto, a tipos linguísticos que concretizam essas operações do pensamento. Neste sentido, o objetivo é demonstrar que a configuração linguística dos tipos discursivos depende, em parte, do género em que se inscrevem os textos e o seu contributo para o ensino de Português como Língua Estrangeira. Para tal, procedemos a uma análise textual descritiva de um corpus constituído por 20 textos escritos do português europeu, inscritos nos géneros artigo científico e bula de medicamento. Privilegiando uma análise descendente (Voloshinov, [1929] 1977), contemplamos a interação das atividades e géneros, seguindo-se os tipos discursivos. Concluímos que: i) a configuração linguística dos tipos discursivos depende dos conteúdos contemplados pelo género que, por sua vez, é regulado pelas atividades em que é mobilizado; ii) enquanto no artigo científico, o discurso interativo é marcado pela presença formas linguísticas que remetem para o emissor da interação, na bula de medicamento, as formas remetem para o recetor; iii) o ensino destas regularidades dos géneros possibilita a aprendizagem da língua em diferentes esferas de utilização e a exercitação linguística de diferentes modos de raciocínio em português. | en |
dc.format.extent | 1 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Géneros de texto e tipos discursivos no ensino do Português como Língua estrangeira | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.title | I Jornadas de Portugués como Lengua Extranjera | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.contributor.institution | Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Resumenes_29.pdf | 406,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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