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http://hdl.handle.net/10362/6287Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Luís de Oliveira e | - |
| dc.date.accessioned | 2011-12-12T10:03:48Z | - |
| dc.date.available | 2011-12-12T10:03:48Z | - |
| dc.date.issued | 1988 | - |
| dc.identifier.issn | 0871-2778 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/6287 | - |
| dc.description | pp. 261-272 | en_US |
| dc.description.abstract | O predomínio racíonalísta do criticismo e a prioridade concedida à epistemología provocaram, a partir dos primeiros românticos, uma reacção de cunho vitalista que afirmava e defendia os elementos espirituais (vontade e sentimento) que a filosofia do Iluminismo destacara insuficientemente. O sentimento, porção subjectiva do espírito incapaz de desempenhar funções estritamente cognitivas, penetra a razão. A partir de então, numa linha que nos leva até Níetzsche, Scheler, Heidegger, Jaspers, e Sartre, o sentimento (Gefühl) animará a teoria. Sõren Aabye Kierkegaard (1813 - 55) é o representante máximo da cultura do sentimento. Não persegue a verdade abstracta, objectiva, dos filósofos sistemáticos. Vive, pelo contrário, num estado permanente de problematização subjectiva. O único critério de verdade que aceita é a convicção íntima. A subjectividade, com todas as suas contradições dilacerantes, é a verdade. Kierkegaard encara a vida como conjunção disjuntiva, como opção entre dois termos (Enten ... Eller) que a lógica, inclusive a dialéctica hegelíana, não poderá unir numa síntese. | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | en_US |
| dc.rights | openAccess | en_US |
| dc.title | Estética e ética em Kierkegaard e Pessoa | en_US |
| dc.type | article | en_US |
| my.embargo.terms | null | en_US |
| Aparece nas colecções: | Revista da FCSH -1988 | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RFCSH2_261_272.pdf | 7,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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