Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/62003
Título: | Formação de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Superior em Tianjin/China: As Práticas Pedagógicas no Contexto Mundial da Globalização |
Autor: | Hu Jing |
Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
Palavras-chave: | Globalização Ensino do Português na China. Práticas pedagógicas Ensino Superior Formação de professores Teacher training Pedagogical practices Globalization Teaching Portuguese in China |
Data de Defesa: | 30-Jan-2019 |
Resumo: | Na China, desde 2005, verifica-se uma grande demanda da aprendizagem do
português. Com efeito, a formação de professores de português destaca-se como um
fator determinante. A formação docente na China tem sido, no entanto, questionada e
criticada, envolta pelo discurso da necessidade de reforma do ensino e das práticas
pedagógicas. Esta questão deve ser compreendida no plano estrutural e conjuntural da
sociedade para se evitar o risco de fragmentar a realidade e isolar o processo do
conjunto do movimento da sociedade.
Neste contexto, o presente trabalho centra-se no estudo da formação de professores de
língua portuguesa (LP) no contexto da globalização, discute principalmente a
formação de professores de LP na China, com o objetivo de contribuir para a
elaboração de propostas de ação que promovam uma prática pedagógica mais
consciente, que possibilite o resgate da dimensão qualitativa na formação de
professores de LP, superando as fragilidades existentes no processo de ensino e de
aprendizagem atuais da LP.
Os objetivos gerais da investigação são dois:
1. Analisar os processos de formação de professores e do ensino e aprendizagem da
LP em Tianjin/China articulando-os com o fenómeno da globalização;
2. Contribuir para uma melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem da LP,
adequados às necessidades da sociedade global.
A abordagem metodológica utilizada é uma metodologia mista, qualitativa e
quantitativa, com recolha de dados primários realizada através de questionários,
entrevistas e observação direta, que permitiu a confirmação e/ou refutação das
hipóteses levantadas. In China, since 2005, there is a great demand for Portuguese education. In fact, the training of teachers of Portuguese stands out as a determining factor. Teacher training in China has been questioned and criticized, surrounded by the discourse of the need for reform of teaching and pedagogical practices. This question must be understood in the structural and conjuncture plane of society in order to avoid the risk of fragmenting the reality and isolating this process from the whole movement of society. In this context, the present work focuses on the study of the training of teachers of Portuguese in the context of globalization, mainly discusses the training of teachers of Portuguese in China, with the aim of contributing to the elaboration of proposals for action for a more conscious pedagogical practice, that allows the recovery of the qualitative dimension in the training of teachers of Portuguese, and overcoming the weaknesses existing in the teaching-learning process of Portuguese. The general objectives of the research are two: 1. To analyze the processes of teacher training and teaching and learning of Portuguese in Tianjin/China by articulating them with the phenomenon of globalization; 2. To contribute to an improvement of processes of teaching and learning of Portuguese, which is suited to the needs of the global society. The methodological approach used is a mixed methodology, qualitative and quantitative, By undertaking questionnaire, interview and direct observation, we complete the collection of initial data. This method enables us to have a more extensive research perspective, with observation to various situations, to affirm or negate our research hypothesis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/62003 |
Designação: | Ciências da Educação |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_HU JING.pdf | 10,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.